Subject: Investigação arqueológica |
Author:
Vilar Duarte
|
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
Date Posted: 12:34:08 02/24/03 Mon
In reply to:
Moreira
's message, "Ibn Ammar naceu na Mesquita ?" on 06:03:50 01/26/03 Sun
A Arqueóloga da Câmara Municipal de S. Brás de Alportel não disse (afirmação) que Ibn Ammar nasceu em S. Brás de Alportel. O que a referida investigadora mencionou foi uma suposição tendo por base a sua investigação arqueológica no Concelho. De salientar que a mesma é mestranda do Curso de Arqueologia da Faculdade de Letras de Lisboa e que estuda a rede de povoamento na época islâmica. Portanto, não anda para ai a "dizer" e a "seguir intuições". A ignorância de quem ouve ou transmite o que pensa ter ouvido é que pode levar as pessoa a AFIRMAR que alguém disse, quando essa pessoa apenas SUGERIU QUE! Se estivessem minimamente ilucidados dos estudos e investigações que andam a ser realizados neste Concelho, certamente já teriam lido, ou ouvido, o seguinte: "Il est important de souligner lórigine rural de certains savants qui viennent nom seulement des grands centre urbains mais aussi de minuscule qura comme cést le cas d'Ibn Ammar qui est originaire de Sanbras (qui paraît sous la forme de Sanabus, transformé probablement par les copistes), aujourd'hui San Bras de Alportel (...)" (ABDALLAH KHAWLI, "Quelques réflexions sur l'histoire de l'Algarve pendant les premiers siècles de l'islamization". in, XARAJIB - Revista do Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves, nº2, 2002, pp. 27 e 36.)
Na minha opinião pessoal, uma pessoa minimamente atenta às acções, na área da arqueologia, que se têm realizado na Vila de S. Brás de Alportel desde que a Arqueóloga está na Cãmara são de elogiar. Afinal não foi apenas a publicação de "O legado Romano", ou uma palestra aqui ou ali sobre romanos ou a "Carta Arqueológica do Concelho" é, sobretudo e fundamentalmente a iniciativa da jovem que teve a ousadia de pensar num Centro Explicativo e de Acolhimento da "Calçadinha de S. Brás de Alportel e que através de um Projecto que apresentou à Comissão de Coordenação do Algarve (CCRAlgarve)consegui o financiamento para que a obra pudesse arrancar!
Apesar de curtas, as vezes que falei com a jovem a Arqueóloga, foram de louvar. Está sempre disponível para esclarecer qualquer cidadão que a ela se dirija - Gabinete Municipal de Arqueologia - e pareceu-me muito empenhada no seu trabalho.
Há pessoas que falam em vão! Sem conhecimento de causa.
Isso sim, é de lamentar.
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
| |