Author:
Fernando Contreiras da Silva
|
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
Date Posted: 01:51:47 02/07/03 Fri
In reply to:
César Moreira
's message, "Afirmações pouco consistentes" on 05:59:10 01/26/03 Sun
Caro amigo
Concordo pelna,mente consigo
1. O autor do “ensaio” vem (escrevo uma semana antes da anunciada palestra mas não enviei o texto para o Forum) apadrinhado de figuras pensantes e vai haver uma tarde plena. Não sei qual é o tempo para cada orador, mas tanta gente a falar, é ocasião de dizer. Nunca tanta fome deu em fartura...
2. Já li o “ensaio” (uma só vez mas prometo reler para outros comentários mais específicos e pertinentes) e fiquei deslumbrado. Tem afirmações categóricas e bombásticas e inéditas e nem sempre, segundo consta, visitou os locais, nem alega os vestígios encontrados nem o suporte bibliográfico de outros especialistas sobre as mesmas afirmações. Uma mera suposição (ou uma hipótese) aparece como afirmação categórica. Só um exemplo: O sítio da Pousada. (O Dr. Cláudio Torres, investigador de renome internacional, também tem afirmações bombásticas sobre São Brás de Alportel e nunca as demonstrou). Não basta atirar o “pau ao ar”. Agora é preciso provas – vestígios arqueológicos, etc. que atestem a afirmação. O que o Sr. Doutor não fez. (Mas há um mundo ainda a descobrir)
3. Sobre hagiografia, deve haver alguma falta de leitura. Dou-lhe apenas um exemplo académico. O Convento de São Bento (Lisboa) deu nome às ruas circundantes. Não é preciso gastar pavio sobre os nomes das ruas. São santos devotos da Ordem de São Bento. O mesmo acontece no Algarve. Basta dizer que no Sotavento a Ordem de São Tiago ditou a sua influência. Para além da reconquista fez uma acção evangelizadora. Os nomes dos oragos, capelas, ermidas e os santos mais populares são os difundidos pela Ordem de São Tiago. Quem não sabe quem era a Santa Catarina (“segurando a roda de navalhas do seu tormento”), São Brás, São Libório, São Martinho, São Bartolomeu, São Pedro e São João, São Sebastião, Santa Luzia, Santa Bárbara (palma do martírio na mão direita e a torre na esquerda), São Nicolau, São Roque, São Bento, Santo António, S. Luís, Santa Brígida, São Gregório, São Cristóvão, Santo Antão, São Lázaro, Santa Eufémia, São João Baptista e São Domingos, Santo Ildefonso, Santo Agostinho, São Paulo, Santa Inês, São Miguel (o anjo mais popular) ? Basta consultar a Chancelaria da Ordem de Santiago e outros livros publicados recentemente sobre este assunto.
4. Sobre a Igreja Matriz de São Brás de Alportel não foi além da “cópia de cópia”. Não consultou as Visitações da Ordem de São Tiago. (Segundo a documentação existente e conhecida, até ao século XV não existiu qualquer templo cristão nas”Terras de Alportel”).
Apoiou-se no prior Pereira da Silva e ainda, recentemente, se publicou um livro que também trata deste assunto. O prior seguiu a voz do povo: «tudo o que é antigo é atribuído aos “mouros”». Afinal, ainda não sabe quando foi construída a igreja. (O Doutor Professor Lameira já falou disto há muitos anos)
5. Sobre o nome de “São Brás”, segundo os estudos linguísticos actuais e que tenho conhecimento, nunca demonstram que deriva do árabe. A fonética tem as suas leis. Não passa de uma hipótese. Nem ainda saberá localizar “Almargens” (Tavira, São Brás, Loulé ?), “Desbarato”, etc., nem a alcaria onde nasceu o tal poeta Ibn Ammar que diz ser de São Brás.Tudo são hipóteses.
6.O que me preocupa não são as afirmações bombásticas (?) sem qualquer prova. Cada um é livre de se expressar e merece da minha parte consideração, embora possa discordar do conteúdo das suas afirmações hiperbólicas sem fundamentação.
O que me preocupa são os nossos filhos que vão fazer “trabalhos” escolares sobre esta terra e vão dizer que no passado existiu isto e aquilo e o amigo, na maior parte dos casos, não alegou nada para provar as suas afirmações. Vão criar mais um mito sobre esta terra. E lamento que isto tenha acontecido.
7. Embora o "livro" não tenha depósito legal e seja uma mera edição particular, voltarei para descer aos pormenores mais pertinentes.
Fernando Contreiras da Silva
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
|