VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time ]
Subject: César Monteiro


Author:
Fernando Contreiras da Silva
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 01:51:47 02/07/03 Fri
In reply to: César Moreira 's message, "Afirmações pouco consistentes" on 05:59:10 01/26/03 Sun

Caro amigo
Concordo pelna,mente consigo

1. O autor do “ensaio” vem (escrevo uma semana antes da anunciada palestra mas não enviei o texto para o Forum) apadrinhado de figuras pensantes e vai haver uma tarde plena. Não sei qual é o tempo para cada orador, mas tanta gente a falar, é ocasião de dizer. Nunca tanta fome deu em fartura...

2. Já li o “ensaio” (uma só vez mas prometo reler para outros comentários mais específicos e pertinentes) e fiquei deslumbrado. Tem afirmações categóricas e bombásticas e inéditas e nem sempre, segundo consta, visitou os locais, nem alega os vestígios encontrados nem o suporte bibliográfico de outros especialistas sobre as mesmas afirmações. Uma mera suposição (ou uma hipótese) aparece como afirmação categórica. Só um exemplo: O sítio da Pousada. (O Dr. Cláudio Torres, investigador de renome internacional, também tem afirmações bombásticas sobre São Brás de Alportel e nunca as demonstrou). Não basta atirar o “pau ao ar”. Agora é preciso provas – vestígios arqueológicos, etc. que atestem a afirmação. O que o Sr. Doutor não fez. (Mas há um mundo ainda a descobrir)

3. Sobre hagiografia, deve haver alguma falta de leitura. Dou-lhe apenas um exemplo académico. O Convento de São Bento (Lisboa) deu nome às ruas circundantes. Não é preciso gastar pavio sobre os nomes das ruas. São santos devotos da Ordem de São Bento. O mesmo acontece no Algarve. Basta dizer que no Sotavento a Ordem de São Tiago ditou a sua influência. Para além da reconquista fez uma acção evangelizadora. Os nomes dos oragos, capelas, ermidas e os santos mais populares são os difundidos pela Ordem de São Tiago. Quem não sabe quem era a Santa Catarina (“segurando a roda de navalhas do seu tormento”), São Brás, São Libório, São Martinho, São Bartolomeu, São Pedro e São João, São Sebastião, Santa Luzia, Santa Bárbara (palma do martírio na mão direita e a torre na esquerda), São Nicolau, São Roque, São Bento, Santo António, S. Luís, Santa Brígida, São Gregório, São Cristóvão, Santo Antão, São Lázaro, Santa Eufémia, São João Baptista e São Domingos, Santo Ildefonso, Santo Agostinho, São Paulo, Santa Inês, São Miguel (o anjo mais popular) ? Basta consultar a Chancelaria da Ordem de Santiago e outros livros publicados recentemente sobre este assunto.

4. Sobre a Igreja Matriz de São Brás de Alportel não foi além da “cópia de cópia”. Não consultou as Visitações da Ordem de São Tiago. (Segundo a documentação existente e conhecida, até ao século XV não existiu qualquer templo cristão nas”Terras de Alportel”).
Apoiou-se no prior Pereira da Silva e ainda, recentemente, se publicou um livro que também trata deste assunto. O prior seguiu a voz do povo: «tudo o que é antigo é atribuído aos “mouros”». Afinal, ainda não sabe quando foi construída a igreja. (O Doutor Professor Lameira já falou disto há muitos anos)

5. Sobre o nome de “São Brás”, segundo os estudos linguísticos actuais e que tenho conhecimento, nunca demonstram que deriva do árabe. A fonética tem as suas leis. Não passa de uma hipótese. Nem ainda saberá localizar “Almargens” (Tavira, São Brás, Loulé ?), “Desbarato”, etc., nem a alcaria onde nasceu o tal poeta Ibn Ammar que diz ser de São Brás.Tudo são hipóteses.

6.O que me preocupa não são as afirmações bombásticas (?) sem qualquer prova. Cada um é livre de se expressar e merece da minha parte consideração, embora possa discordar do conteúdo das suas afirmações hiperbólicas sem fundamentação.
O que me preocupa são os nossos filhos que vão fazer “trabalhos” escolares sobre esta terra e vão dizer que no passado existiu isto e aquilo e o amigo, na maior parte dos casos, não alegou nada para provar as suas afirmações. Vão criar mais um mito sobre esta terra. E lamento que isto tenha acontecido.

7. Embora o "livro" não tenha depósito legal e seja uma mera edição particular, voltarei para descer aos pormenores mais pertinentes.


Fernando Contreiras da Silva

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Alguém tem de tomar a dianteiraBrito06:54:49 02/07/03 Fri
Bombástico ?Luís Fraga03:37:01 02/08/03 Sat
A brigada do reumáticoSão Braza12:24:08 02/08/03 Sat


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.