Author:
Jorge Nascimento Fernandes
|
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
Date Posted: 11:20:51 07/08/04 Thu
In reply to:
Fernando Antunes
's message, "Re: A manifestação de ontem no Rossio" on 20:56:26 07/07/04 Wed
O Sr. Fernando Antunes não gostou que lhe descobrissem a careca!
O Sr. Fernando Antunes anda às avessas comigo porque eu descobri que ele era um triste instrumento da Direcção do PCP para desmobilizar a manifestação do dia 27. E por isso tenta espernear para ver se não se percebe a sua acção "contra-revolucionária". Mas vamos responder-lhe a algumas perguntas "inocentes" que faz.
Primeiro. Eu não tenho qualquer procuração do Bloco para falar em nome dele. Se os senhores são porta-vozes (um mal intencionado diria papagaios) da Direcção do PCP eu sou porta-voz de mim mesmo e das minhas convicções. Mas a sua pergunta é estúpida, porque ao corrigir-me a data, admite que o Bloco ao denunciar a "operação em marcha" logo no dia seguinte ao seu começo, e eu próprio digo que ela só teve o seu principal desenvolvimento na imprensa do dia seguinte, esteve à altura dos acontecimentos.
Segundo. Provavelmente ainda bem, apesar de eu não ser contra as manifestações convocadas por partidos. O seu problema é que a manifestação não tenha pai. Hoje, a angústia dos fossilizados apoiantes da Direcção do PCP, é que seja possível convocar uma manifestação sem haver um partido guia a dirigi-la. É o leninismo na sua pior versão, a estalinista. Não percebe que, naquele momento, aquela manifestação era a desejada, não diria pelas massas, mas por um conjunto importante de mulheres e homens de esquerda. A Direcção do PCP, como eu já disse, fugiu dela a sete pés, por não a controlar, nem saber de onde vinha.
Terceiro. Do PS não tenho, então, nenhuma procuração. Pergunte ao Ferro Rodrigues.
Quarto. Não li o artigo de Graça Franco, tenha a bondade de o colocar aqui. Mas lá está o Sr. a dar-lhe com as Direcções dos Partidos. Nada se pode fazer sem passar pelas direcções dos mesmos? E eu nem sou anti-partidos, mas francamente quando hoje se fala da importância dos movimentos sociais, ainda vir ignorar que há mais mundo para além da Direcção dos Partidos, é ser um fóssil total.
Quinto. O Sr. desconhece uma iniciativa importante, eu diria decisiva, que houve em Espanha contra a mentira do Governo de direita. Hoje utilizando os actuais meios de comunicação é possível rapidamente ultrapassar as direcções partidárias e tomar iniciativas importantes.
Sexto. Não tenho nada que lhe dizer as manifestações a que fui e o Sr. não foi, mas para sua informação não fui a nenhuma. E é melhor retirar o "deliberadamente", porque quem deliberadamente quis desmobilizar a participação na manifestação de Domingo foi o senhor e não eu. E como eu disse no meu texto foram as intervenções do PR e a contribuição da manifestação de Domingo que impediu que a "operação em marcha" tivesse o êxito retumbante que eles queriam que tivesse, e não é líquido que não venha a ter, mas pelo menos já não nos tomam por parvos.
Sétimo e oitavo. Pelos vistos a Soeiro tem o seu ficheiro bem actualizado, sabe quem são os jornalistas que são do Bloco. Pois eu não sei. Quanto à sua provocação, comparando-me ao Paulo Portas, ela fica com quem a faz. Quanto aos números e porque não tinha estado em nenhuma, limitei-me, e disse-o, a utilizar o critério da polícia, que não sendo evidentemente o melhor, é o que permite comparar as duas manifestações. Porque para a primeira, também os organizadores e até a televisão falaram em quatro mil pessoas.
Portanto, tudo o que disse não passa da confirmação da sua estreiteza de vistas, da sua incapacidade de pensar o futuro diferente do passado e de ficar acantonado a uma Direcção do PCP parada no tempo. Por outro lado, foi incapaz de perceber o que eu pretendia no meu texto, que não se podem encomendar manifestações, elas têm que surgir na altura própria.
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
|