VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456789 ]
Subject: Sobre as presidenciais


Author:
Renovação Comunista
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 03:07:58 07/10/04 Sat

Documento aprovado no 3º Encontro Nacional da Renovação Comunista

Lisboa, 22 de Maio de 2004.



Oito teses da Renovação Comunista

sobre as presidenciais





[1] A importância das eleições presidenciais que vão ter lugar em Janeiro de 2006 decorre do conjunto de funções que competem ao Presidente da República e do seu papel fundamental no equilíbrio do sistema democrático.



[2] Três factores reforçam a grande importância política das próximas presidenciais. Primeiro: por que coincidindo as eleições com o final do segundo mandato de Jorge Sampaio, elas implicam obrigatoriamente a escolha de um novo presidente. Segundo: por que a direita já anunciou o seu propósito que acrescentar o domínio desse cargo à maioria absoluta que detém na Assembleia da República e ao governo, hegemonizando dessa forma os principais órgãos de poder político. E, terceiro: o momento em que as presidenciais vão ter lugar é estratégico para o próximo ciclo eleitoral – uma perspectiva de vitória nas presidenciais influirá no mesmo sentido nas autárquicas que imediatamente as antecedem, e um resultado favorável nas presidenciais potenciará a obtenção nas legislativas, poucos meses depois, de uma maioria com o mesmo sinal político.



[3] Os partidos da direita – PSD/PPD e CDS/PP - anunciaram já o propósito de convergirem no apoio a um candidato da direita que tenha possibilidades de ser eleito.



[4] As presidenciais comportam, neste quadro, para a esquerda, um duplo e simultâneo objectivo: a eleição de um democrata e homem (ou mulher) de esquerda para Presidente da República; e a derrota do candidato da direita unida. Tal perspectiva e resultado abrirão ao mesmo tempo condições mais favoráveis para a esquerda nas eleições autárquicas que antecedem as presidências e nas legislativas que se realizam uns meses depois.



[5] É natural o aparecimento de candidaturas a Presidente da República na área da esquerda em correspondência com a diversidade de posições políticas existentes. Além disso o carácter unipessoal das candidaturas transcende o espaço das organizações políticas e partidárias que as apoiam. Mas essa possibilidade de aparecimento de várias candidaturas não ilude a decisiva questão política de uma candidatura de esquerda, para efectivamente vencer as presidenciais, necessitar de agregar os apoios dos eleitores de toda a esquerda e, ainda, de uma parte do centro.



[6] Surgindo a direita unida em torno de um candidato com possibilidades de ser eleito, é decisivo o aparecimento, à esquerda, de um candidato em que convirjam todos os apoios e votos indispensáveis para assegurar a sua vitória e derrota dos planos direita.



Isto também significa que o melhor candidato de esquerda para vencer, poderá não ser o eventual candidato com que cada sector de esquerda, individualmente considerado, melhor se identifica.



[7] Não pode além disso ser ignorado que se a direita se apresentar unida, como tudo indica que acontecerá, quer essa candidatura perca (como fazemos votos que aconteça) quer ganhe, com altíssima probabilidade que o resultado será decidido na primeira volta. E que uma esquerda dividida em várias candidaturas, caso isso acontecesse, não disporia de uma segunda volta para juntar os seus votos e apoios.



[8] A Renovação Comunista só se pronunciará face a candidaturas que tenham decidido apresentar-se às presidenciais. Mas manifesta desde já a sua disponibilidade para apoiar um candidato com um perfil de inequívoco apego à democracia e comprovada sensibilidade às questões sociais, que se apresente a sufrágio com base num programa de esquerda, e que apresente as melhores condições para agregar o apoio do eleitorado da esquerda e de uma parte do centro. Ou seja: para apoiar um candidato de esquerda que enfrente o candidato da direita unida e esteja em condições de o vencer.



- x -

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: Sobre as presidenciaisJosé Manuel Faria09:56:40 07/10/04 Sat
Re: Sobre as presidenciaisJoão Lopes10:28:24 07/10/04 Sat
Re: Sobre as presidenciaisUm cidadão10:31:22 07/10/04 Sat


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.