VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123[4]56789 ]
Subject: Hipocrisias do Bloco


Author:
Henrique Monteiro, Expresso-on-line, 04/06/04
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 19:42:17 06/04/04 Fri

Henrique Monteiro, Expresso-on-line

Hipocrisias do Bloco

A campanha eleitoral para as Europeias atingiu o rubro, mas não do debate político. Esse continua ausente. Abriu-se, assim, o caminho para o insulto e para uma outra discussão – até que ponto pode ir o insulto. Os percursores vieram do lado da coligação governamental, nomeadamente de uma candidata chamada Ana Manso que ninguém conheceria caso não tivesse chamado deficiente a Sousa Franco. Mas teve variadíssimas sequelas, todas destituídas de qualquer interesse político.

No meio de tudo isto, qual virgem pudica, o Bloco de Esquerda condena os excessos de linguagem e Miguel Portas, o seu cabeça de lista, afirma que a troca de insultos entre a coligação e o PS serve apenas para desviar a atenção dos portugueses do debate fundamental. Além da ideia ser original (se por original considerarmos uma ideia que não foi utilizada mais de um milhão de vezes), o candidato bloquista já deve ter esquecido uns cartazes que o seu partido espalhou pelo país, onde se vê um padeiro e se lê: «Estás farto? Vota em quem lhes dá com força».

Imagine-se que este cartaz tinha sido posto pelo PP numa altura em que a esquerda estava no Governo. O que diriam o Bloco e outras luminárias deste populismo tão baixo, no qual a ausência de ideias políticas é gritante? Que diferença existe entre isto e a mensagem de uma extrema-direita europeia que apenas quer os votos do que estão fartos e promete «lhes» bater com força?

Cada um que imagine… Mas é interessante ver como o Bloco - com tão boa imprensa e pretensamente tão imaginativo e diferente - é tão hipocritamente igual aos outros. Demasiado igual pelo que, em certos casos, bem pior.

4 Junho 2004

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
"Não há defesa de ideias, o que há são só acusações"Maria Cláudia Monteiro, JN, 04/06/0421:05:07 06/04/04 Fri


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.