VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456[7]89 ]
Subject: Re: VI encontro de economistas em Havana


Author:
Guilherme Statter
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 19:46:26 02/29/04 Sun
In reply to: Fernando Antunes 's message, "Re: VI encontro de economistas em Havana" on 11:16:29 02/29/04 Sun

Só uns esclarecimentos... 8-)
A - Em primeiro lugar não defendo que MUR deva ficar calado "y punto". Disse, e repito, que se (como o próprio MUR nos relata) ele criticou (condenou?...) o orador que defendia o modelo europeu em alternativa ao modelo americano (ou será que não é disso que se tratava???...) e que ainda por cima defendia uma aproximação da América Latina à União Europeia EM VEZ DE AOS ESTADOS UNIDOS!!! (mas isto está tudo doido?...), se foi isso, então MUR, repito, perdeu uma boa ocasião de ficar calado. Mas, como é evidente qualquer pessoa tem toda a liberdade de (OBJECTIVAMENTE!) fazer o jogo do sr. Rumsfeld. São opções. Prefiro pensar que foi um deslize, até pela consideração que sempre tive pelo sr. Miguel Urbano Rodrigues. Não conheço o sr., mas leio sempre com muito interesse tudo aquilo que vou vendo dele.
O amor à democracia e à liberdade de expressão de ideias é sempre muito bonito. Mas a acção práctica em favor do avanço (lento, moroso, prolongado...) para o Socialismo, isso é capaz de (de vez em quando) recomendar alguma contenção verbal. Eu também não gosto nada do sr. Chirac, mas tal como alguns amigos e familiares franceses, entre ele e o Le Pen não havia que hesitar. É que às vezes é mesmo preciso escolher entre "preto" e "branco". Ou "engulir elefantes" (ou o sr. Fernando Antunes já se esqueceu daquelas presidenciais em que o pessoal do Partido teve que "engulir" o Mário Soares?
Não sei quem é que anda a chatear o sr Fernando Antunes com as tretas da "ditadura" de Fidel de Castro.
Pela minha parte está a bater à porta errada. Eu até simpatizo e apoio o dito cujo "ditador". E espero bem que ele se aguente. Ele e o povo cubano, claro.
Pelos vistos o sr. Fernando Antunes acha que tudo quanto não é "socialista" ou "comunista" é "direita". Ponho entre aspas, porque há por aí muita gente (enfim não serão tantos assim, espero...) que se diz "comunista" e depois desemboca no PSD... Há casos conhecidos. Os EUA seriam assim um país "maneta", só tem direita...
No que respeita a federalismos, o sr. Fernando Antunes está a argumentar e a contra argumentar.
Claro que há outros mundos para além do federalismo!!!
MAS ENTRE O DIRECTÓRIO DAS MAIORES POTÊNCIAS de uma "União Europeia" e uma mais equitativa repartição do poder (político, social e económico) por entre todos os estados participantes, eu prefiro o segundo cenário. A que se chama (normalmente, claro...) "federalismo". Mas, se o sr. Fernando Antunes me explicar qual é a sua alternativa, não tenho problema algum em mudar para melhor.
Em todo o caso, estava eu a referir-me à América Latina (vejam só...), onde esboça um pequeno bloco (o Mercosur) de alternativa ao bloco que os EUA querem impor. E para isso o tal senhor (que MUR diz ter criticado), afirmava que era preciso uma maior aproximação à Europa do que aos EUA.
>Por isso o GS diz que o MUR perdeu uma boa
>oportunidade de ficar calado.
>Esclarecedor, extremamente esclarecedor. E assim vai
>avançando o pensamento único...
Pois digo... A pergunta que eu recomendo se faça nestas circunstâncias é sempre "cui bono" (ou em vernáculo - "a quem é que isto beneficia?").
Oh sr. Fernando Antunes, isto é assim tão dificil de entender?
Cordiais saudações.
Guilherme Statter

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.