| Subject: Re: RECAPITULEMOS |
Author:
Che
|
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
Date Posted: 10/10/04 17:10
In reply to:
Fernando Penim Redondo
's message, "RECAPITULEMOS" on 10/10/04 15:13
Discordo totalmente do que referiste Redondo.
Desde logo por motivos politicos e eticos.
A nomeação do regente santana para o cargo de 1º ministro, revela uma flagrante facada no principio da livre escolha por parte dos cidadãos dos seus governantes. Poderás argumentar que nas legislativas escolhemos partidos e não 1ºs ministros. Isso é verdade só em parte e é cada vez menos verdade de eleição para eleição. Que eu saiba os partidos não são entidades exdruchulas, são constituidos por pessoas, e quer nos gostemos ou não a personalização da politica é um facto cada vez mais instalado.
Depois a nomeação do regente santana, mesmo que tenha sido feita com o intuito de o queimar a ele ao PSD e à direita em geral e abrir caminho para o regresso do PS, ou até da esquerda ao poder coloca uma questão que é: no meio de tudo isto onde fica o interesse do país? Ou seja mesmo com eleições daqui a uns meses, o facto é que Portugal esteve um ano a ser desgovernado, a ser pilhado, a ser roubado e a ser adiado. Foi um ano em que se andou para trás. Ora isso tem consequencias desastrosas para o interesse do país como um todo. Isso no fundo seria caucionar a baixa politica, como o PS não estava preparado com a liderança do Ferro, entregava-se a governação à direita mais retrogada, os interesses do país que se lixem.
Ora é por estas e por outras, que cada vez mais a abstenção é o que é. O pais não pode continuar a ser sacrificado em função de questões como o do PS estar preparado ou não para governar.
Por fim o sampaio revelou o que à muito se sabe. É um politico sem coluna vertebral, um cobarde, um fraco, e está feito com os interesses dos gajos do $$$, aliás basta ver quem recebeu ele na altura da crise do verão. Dizer que a decisão do sampaio foi acertada, correcta e corajosa é para mim um perfeito disparate. A verdade é que o homem não presta. Ponto final.
>Quando em Julho defendi que
>
>Sampaio
>tomou uma decisão correcta e corajosa (clique para
>ver)
>
>e que ao contrário do que diziam era benéfica para a
>esquerda, fui muito mal compreendido.
>
>Passados três meses e acalmados os animos podemos
>voltar à questão.
>
>Se Sampaio tivesse feito o frete ao Ferro Rodrigues
>teríamos, admitindo uma hipotética vitória da esquerda
>nas eleições:
>
>- Um governo de esquerda, fraco, apoiado em dois
>secretários-gerais "contratados a prazo", sem o apoio
>sequer dos aparelhos dos seus partidos
>
>- O Santana, de mãos limpas, explorando todas as
>fraquezas, acusando a esquerda de compadrio com o
>Presidente e preparando-se para obter maioria absoluta
>nas próximas eleições.
>
>Em vez disso o que é que temos:
>
>- Um Santana acossado e com questionável legitimação
>para o cargo
>
>- Tempo para legitimar novas lideranças nos partidos
>de esquerda
>
>- Tempo para o PS, depois das "Novas Fronteiras" a
>iniciar em Janeiro, finalmente ficar a saber o que
>fazer com o país
>
>- A hipotese, ainda que difícil, de a esquerda se
>entender para uma vitória eleitoral.
>Tal entendimento, a ocorrer, terá lugar entre
>interlocutores representativos e não com as "ficções
>Alegres" com quem o PCP, o BE e até a Renovação
>Comunista andaram a "flirtar".
>
>Como dizia o meu pai: "A vida é que nos ensina".
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
| |