VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 05:44:50 09/03/04 Fri
Author: L.A. Marcuschi
Subject: Re: BLOG - questão 3
In reply to: Fabiana Komesu 's message, "Re: BLOG - questão 3" on 19:00:44 08/30/04 Mon

Antes de mais nada, penso que a discussão a respeito da subjetividade envolve uma definição do que se entende por subjetividade. Creio que não se trata da manifestação voluntarista e personalista de um sujeito enquanto individualidade, mas enquanto um ator social que manifesta suas formas peculiares de ser no contexto de uma comunidade de que ele faz parte e neste caso, se ele for um aluno de escola pública, particular, no ensino fundamental etc... ou se for um professor universitário, ou de ensino fundamental, ou se for uma garota adolescente de classe média ou uma bailarina ou etc. enfim, acho que subjetividade tem origem sócio-histórica em um frame e, como qualquer outra forma de manifestação lingüística, apresenta-se de algum modo semiotizadamente. A especificidade dos blogs está em que isso se dá de um modo peculiar ao próprio gênero (o que se dava nos diários, mas com menos recursos tecnológicos e menor exposição). Acho que se deveria ter claro que a net não é uma revolução linguística e sim social e interacional com formas de autoexposição especial. Bom, com isso eu apenas estou querendo dizer que a orientação da reflexão poderia ser algo assim como a perspectiva etnográfica e etnometodológica com uma relação estreita na linha de processos cognitivos e não apenas de manifestações formais no nível dos significantes como traços empíricos. Mas não levem muito a sério isso tudo que eu estou apenas refletindo alto e sem uma análise detida.


>E quanto ao conteúdo / tema trabalhado pelos
>escreventes de blogs? Ele poderia ser um critério
>lingüístico para a avaliação da subjetividade /
>privacidade exposta via blogs?
>
>>As principais marcas de subjetividade do escrevente de
>>blogs estão na forma de expressão, na utilização de
>>signos particularizados, quer de elementos verbais
>>quer de sinais de pontuação, na inclusão de elementos
>>de multimídia (sons, imagens, etc.), na indicação de
>>links de sua preferência, no convite à interatividade
>>com o leitor por meio de espaços e dispositivos para
>>que o leitor se manifeste.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.