VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 19:37:56 09/03/04 Fri
Author: Renata
Subject: Re: Gêneros textuais - questão 3
In reply to: Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva 's message, "Gêneros textuais - questão 3" on 18:00:26 08/22/04 Sun

Lamento pronunciar-me tão tardiamente...mas, gostaria de aproveitar nem que seja estes últimos momentos para compartilhar algumas inquietações.

Sobre as vantagens no ensino, que é meu foco de interesse... no ensino presencial busca-se homogeneizar os alunos (em faixa etária, por exemplo). E, no meio virtual, isso deixa de ser um valor. Aparentemente tal inversão não perfaz nenhum prejuízo. Outra vantagem marcante é quanto à colaboração dos alunos no processo, especialmente porque eles enxergam a língua em funcionamento, mas acho que ainda há a centralização dos turnos por parte do professor: quando hábil em lidar com o meio, tende ainda a agir mais como regente do que mediador (vício difícil de largar:). Tendo a concordar com a Profª Vera Menezes quanto a pouca serventia em comparar o ensino virtual como o presencial, mas um ponto me pega: qual o papel da afetividade na relação virtual?

Levando em consideração que há a predominância de uma forma de recepção (a já manjada divisão: visual, auditiva e sinestésica), não estaria toda a estrutura digital criada para privilegiar o aluno dito visual? Em que medida se poderia então considerar o requinte de formatos no ambiente virtual eficaz no ensino-aprendizagem? Há realmente a superposição de semioses ou uma hierarquização delas?

A pergunta foi lançada sobre as mudanças na vida social, nas relações interpessoais, mas gostaria de reiterá-la porque me parece que é o grande chamariz dos gêneros textuais: o anonimato proporcionado pelo meio permite o rompimento da timidez ou de condutas socias rígidas? E até que ponto estas regras sociais / éticas / morais são (se o são) realmente quebradas? E a autoria, há autoria com autonomia como tanto se propaga?


A quebra da linearidade da leitura não me parece uma inovação da era digital, o que dizer das imagens, gráficos e estatísticas apresentados corriqueiramente na imprensa escrita. Mas, é inegável a dispersão produzida pelos links e diante disso pode-se dizer que a dita “fuga” na leitura on-line deva ser considerada pelo professor um sintoma de uma "deficiência" do leitor/aluno/usuário?

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.