VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

24/01/25 5:10:25Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: Zangas antigas


Author:
Focus, Paulo Caetano, 04/09/2002
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 20/02/05 15:09:04

Focus, Paulo Caetano, 04/09/2002


MRPP

Zangas antigas

Há mais de 25 anos que Maria José Morgado, ex-directora nacional adjunta da Judiciária, não dirige palavra a Durão Barroso

Os amigos de Maria José Morgado não têm a mais pequena dúvida: ela não esquece as afrontas e as ofensas - e, quando se zanga, zanga-se para sempre. Hoje, é magistrada do Ministério Público, procuradora-geral-adjunta no Tribunal da Relação de Lisboa, e até há uma semana comandava a direcção da Polícia Judiciária na luta contra os crimes de colarinho branco.

Quando rebentou a Revolução de 25 de Abril de 1974, Maria José Morgado e o seu companheiro de sempre, José Luís Saldanha Sanches, ambos estudantes de Direito, militavam no MRPP - o partido de inspiração maoísta fundado em Setembro de 1970 por Arnaldo Matos e Fernando Rosas. Nos tempos de brasa que se seguiram à Revolução, o MRPP ganhou simpatizantes e militantes, sobretudo o braço estudantil do partido, a Federação dos Estudantes Marxistas-Leninistas (FEML) - que nos liceus e na Faculdade de Direito de Lisboa movimentava grande número de estudantes.

O Comité Lenine, a cúpula dirigente do MRPP, onde pontificavam, entre outros, Arnaldo Matos, Fernando Rosas, Saldanha Sanches e Luís Marques, definiu o rumo revolucionário a seguir - e elegeu como inimigo político principal o PCP, apontado com um partido "revisionista" e "social-fascista". Esta "linha vermelha", pura e dura, era contrariada no interior do comité central do MRPP por Saldanha Sanches, ex-militante do PCP - que defendia o entendimento com os comunistas. Poucos o ouviam. Nas ruas, nos liceus e nas universidades, o inimigo tinha sido marcado por Arnaldo Matos: era preciso combater o PCP, até à cacetada.

Na Faculdade de Direito de Lisboa, um jovem aluno militante da Federação dos Estudantes Marxistas-Leninistas deu nas vistas pelo empenho e fervor com que defendia a "linha vermelha" traçada pelo Comité Lenine: era Durão Barroso. Mas na direcção da FEML estava Maria José Morgado, que alinhava com Saldanha Sanches na necessidade de o MRPP não hostilizar o PCP.

A luta interna no MRPP atingiu o ponto de fusão em Outubro de 1975, quando a direcção do partido expulsou Saldanha Sanches, acusado de pertencer à "linha negra". Maria José Morgado continuou a opor-se à cúpula dirigente - e fê-lo com a mesma coragem com que, antes do 25 de Abril, enfrentou durante seis meses as torturas infligidas pela polícia política do regime e, após a Revolução, amargou 11 dias de prisão às ordens de Otelo. Nem o "heróico passado revolucionário" a salvou das diabruras do aguerrido Barroso.

Num artigo publicado no Luta Popular, o jornal do MRPP, um militante com o pseudónimo Veiga destilava fel contra Maria José Morgado. O texto tinha o sugestivo título de Fogo sobre a renegada Morgado e o autor era Durão Barroso - o camarada Veiga. Maria José Morgado abandonou o MRPP pouco tempo depois. Nunca perdoou a Barroso.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: Zangas antigaswww.iscsp.utl.pt20/02/05 16:03:30
Um vento avassalador de barlavento a sotavento varreu a linha negra do partido.observador curioso20/02/05 18:22:27
Re: Zangas antigasJoão Carlos20/02/05 19:06:32


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.