VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

24/01/25 5:15:01Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: O BE enquanto movimento dos movimentos...


Author:
Gonçalo Valverde
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 28/02/05 11:07:53
In reply to: observador curioso 's message, "Isso queria você, Gonçalo" on 24/02/05 18:21:37

Eu não quero nem deixo de querer nada quanto ao bloco. Não milito no mesmo partido, e quer-me parecer que sobre o futuro do mesmo apenas os seus militantes têem direito a decidir o que será. Agora como é obvio, isso não me impede de perguntar sobre os objectivos e intenções do mesmo enquanto partido politico.
Neste contexto quer-me parecer que a minha pergunta tem toda a legitimidade, pois no meu entender o que distingue um partido politico de um movimento civico/grupo de pressão é que enquanto que um partido é suposto ter uma visão global para a sociedade e um projecto transversal para a mesma (e não apenas resolver os problemas deste ou daquele grupo) os últimos procuram resolver apenas as áreas que os afectam directamente. É claro que isto não significa que as acções dos grupos de cidadãos não sejam importantes, mas os objectivos de diferentes grupos até poderão ser contraditórios, como o são por exemplo no caso dos chamados grupos "pró-vida" e "pró-aborto" (e antes que me caiam em cima pelos termos utilizados, utilizo os mesmos apenas como simplificação).
Por outro lado, muitas das questões defendidas pelos grupos/movimentos são transversais a diversos partidos politicos, e parece-me que a acção dos mesmos tem mais impacto se não alienarem logo à partida militantes de outros partidos. Por exemplo, não acredito que todos os homosexuais simpatizam com a esquerda (aliás, por acaso os que conheço até simpatizam com partidos de direita) e como tal a colagem de um grupo de defesa dos direitos dos homosexuais a um partido de esquerda até lhe poderá ser prejudicial (aliás, a Opus Gay até tem vindo a contestar a colagem de outros grupos ao BE). Da mesma forma a questão do software livre não é de todo uma questão exclusiva da esquerda (e tanto conheço defensores do mesmo de esquerda como de direita) e como tal uma colagem por exemplo da ANSOL ao BE também lhe poderá ser prejudicial. Além disso, não é já suposto ser o papel dos Foruns Sociais ser um "movimento dos movimentos" ? Se sim, então qual a razão do BE pretender desempenhar o mesmo papel? Se é por uma questão de intervenção dos movimentos nos processos legislativos, porque não antes defender alterações à legislação para permitir uma maior participação dos mesmos quer nos processos legislativos quer nas instituições existentes?

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.