Subject: O BE enquanto movimento dos movimentos... |
Author:
Gonçalo Valverde
|
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
Date Posted: 28/02/05 11:07:53
In reply to:
observador curioso
's message, "Isso queria você, Gonçalo" on 24/02/05 18:21:37
Eu não quero nem deixo de querer nada quanto ao bloco. Não milito no mesmo partido, e quer-me parecer que sobre o futuro do mesmo apenas os seus militantes têem direito a decidir o que será. Agora como é obvio, isso não me impede de perguntar sobre os objectivos e intenções do mesmo enquanto partido politico.
Neste contexto quer-me parecer que a minha pergunta tem toda a legitimidade, pois no meu entender o que distingue um partido politico de um movimento civico/grupo de pressão é que enquanto que um partido é suposto ter uma visão global para a sociedade e um projecto transversal para a mesma (e não apenas resolver os problemas deste ou daquele grupo) os últimos procuram resolver apenas as áreas que os afectam directamente. É claro que isto não significa que as acções dos grupos de cidadãos não sejam importantes, mas os objectivos de diferentes grupos até poderão ser contraditórios, como o são por exemplo no caso dos chamados grupos "pró-vida" e "pró-aborto" (e antes que me caiam em cima pelos termos utilizados, utilizo os mesmos apenas como simplificação).
Por outro lado, muitas das questões defendidas pelos grupos/movimentos são transversais a diversos partidos politicos, e parece-me que a acção dos mesmos tem mais impacto se não alienarem logo à partida militantes de outros partidos. Por exemplo, não acredito que todos os homosexuais simpatizam com a esquerda (aliás, por acaso os que conheço até simpatizam com partidos de direita) e como tal a colagem de um grupo de defesa dos direitos dos homosexuais a um partido de esquerda até lhe poderá ser prejudicial (aliás, a Opus Gay até tem vindo a contestar a colagem de outros grupos ao BE). Da mesma forma a questão do software livre não é de todo uma questão exclusiva da esquerda (e tanto conheço defensores do mesmo de esquerda como de direita) e como tal uma colagem por exemplo da ANSOL ao BE também lhe poderá ser prejudicial. Além disso, não é já suposto ser o papel dos Foruns Sociais ser um "movimento dos movimentos" ? Se sim, então qual a razão do BE pretender desempenhar o mesmo papel? Se é por uma questão de intervenção dos movimentos nos processos legislativos, porque não antes defender alterações à legislação para permitir uma maior participação dos mesmos quer nos processos legislativos quer nas instituições existentes?
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
| |