Subject: Nós explicamos isto às pessoas e elas entendem. |
Author:
Manuel Coelho
|
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
Date Posted: 28/02/05 21:11:06
DN, 28/02/05
entrevista
Manuel Coelho
presidente da câmara de avis
"Dez por cento da população é militante do PCP "
Manuel Coelho e a mulher, Ana Balão, fazem parte do Comité Central do PCP. Avis também lá tem Leonor Xavier
Consegue explicar o sucesso do PCP no concelho?
Apenas posso dar pistas, que estão relacionadas com as razões históricas, ainda no antigo regime, onde houve aqui uma grande resistência ao fascismo. As pessoas sofriam na pele situações ferozes ao nível de emprego, de miséria e houve mesmo gente que foi detida. O PCP lutou sempre ao lado delas nesses momentos difíceis.
Acha que o pós-25 de Abril também ainda pesa na actual influência do PCP?
Sem dúvida. É outra razão histórica, até porque surgiu a Reforma Agrária que conseguiu ter um papel marcante na vida de muitos jovens, que na altura conseguiram o seu primeiro emprego. Essa gente estava a chegar à fase adulta e é ainda hoje uma parte importante do nosso eleitorado, porque percebeu o que o partido fez por eles.
Há quem fale em almoços e excursões oferecidos pela Câmara à população do concelho. Isso é uma forma de captar simpatias, levando a que a autarquia tenha alguma influência neste resultado?
Penso que sim. Mas é preciso dizer que Avis tinha um grande atraso e progrediu graças ao poder local. Julgo que as pessoas se revêem na nossa actuação e reconhecem o nosso trabalho, porque apesar de todas as dificuldades conseguimos desenvolver o concelho. Repare que no tempo do PS fomos os que recebemos menos verbas do PIDDAC e com o PSD pouco melhorou. Se calhar, isso deve-se, precisamente, à nossa cor política.
Quer dizer que se Avis fosse dominado por outro partido o desenvolvimento seria maior?
Provavelmente. Repare que é muito difícil obter investimentos do Poder Central no concelho. Chegámos a um ponto em que a autarquia é quem investe mais, porque do poder central não recebemos nada. Temos aqui concelhos próximos de nós e mais pequenos, com os mesmos problemas de criminalidade com dois quartéis novos para a GNR e nós ainda só temos o terreno. Nós explicamos isto às pessoas e elas entendem.
Para além do peso que o PCP tem Avis, também Avis tem peso no PCP, com três representantes no Comité Central. A que se deve?
Posso garantir que aqui o partido tem uma grande organização, o que contribui para este estado de coisas. Hoje em dia, o número de militantes do PCP em Avis é superior a dez por cento da população do concelho. Depois, os outros partidos têm actividades apenas durante os períodos eleitorais e nós trabalhamos o ano todo para tentar resolver os problemas das pessoas. Logo, os resultados estão à vista.
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
| |