VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

15/11/24 9:26:01Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456789 ]
Subject: quando um partido apresenta um projecto de lei, é porque tenciona () agendá-lo para debate e votação


Author:
Vítor Dias
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 5/05/05 17:40:23

Três apontamentos

Vítor Dias*, Semanário, 12 de Julho de 2002

(...) O terceiro apontamento visa sublinhar mais uma “originalidade” trazida pelo Bloco de Esquerda à vida política, seguramente no quadro da “nova forma de fazer política” de que tanto se reclama.

É que, até aqui, quando um partido apresentava na AR um projecto de lei, pensava-se natural e logicamente que era porque pretendia que a AR legislasse sobre o assunto convertendo esse projecto em lei da República. E pensava-se também que, quando um partido apresenta um projecto de lei, é porque tenciona ou, pelo menos, não exclui agendá-lo para debate e votação.

Pensava-se mas já não se pode pensar, pois o Bloco de Esquerda, apesar de já ter entrado na AR um projecto do PCP para a despenalização do aborto, também apresentou um seu com a mesma finalidade só que, em simultâneo, clarificou de vez que o que pretende é que seja feito um novo referendo sobre o assunto. Ora, quem quer referendos não apresenta projectos de lei, apresenta uma proposta de Resolução para que a AR proponha ao Presidente da República a realização de um determinado referendo.

Acresce que Miguel Portas envereda por mau caminho quando declara (“Euronotícias de 5/7) que “quem quiser tomar a iniciativa de sujeitar leis do aborto à derrota parlamentar, prejudicando a causa do aborto, é livre de o fazer. Seja o PCP, seja a Juventude Socialista” e anuncia depois o propósito do Bloco de apoiar “um movimento de opinião para a recolha de 75 mil assinaturas para um novo referendo sobre o aborto”.

A este respeito, o que Miguel Portas parece esquecer é que as dificuldades a nível parlamentar (maioria de direita e, ainda por cima, um PS que não quer nem ouvir falar do assunto) tanto existirão para a aprovação de uma lei como para a aprovação de uma proposta de referendo. E o que Miguel Portas se esqueceu de precisar foi que as 75 mil assinaturas de que fala seriam apenas para que a AR fosse obrigada a discutir a realização de um referendo, coisa que, se assim o entender embora a nosso ver mal, está na mão do Bloco promover em qualquer altura.

Pela nossa parte, estamos e sempre estivemos de acordo que é essencial um grande movimento de pressão popular sobre a AR mas continuamos a preferir que ela se exerça na direcção da exigência da aprovação de uma lei de despenalização e que a defesa do referendo seja deixada aos que o impuseram em 1998, em vez de serem os que então se lhe opuseram a empunhar agora essa controversa bandeira que se arrisca a dividir mais do que a unir.

* Dirigente do PCP

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
a política dos quequesputo reguila 5/05/05 18:02:14
Re: Mais que vergonhosa, esta instrumentalização é indecente!Ana Maria 5/05/05 19:43:56
Re: É a política do vale-tudo ou quase-tudoJosé António Lima 7/05/05 13:00:01


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.