VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

19/09/24 3:03:07Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456789 ]
Subject: A alternância no seu pior


Author:
PEDRO ROLO DUARTE
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 6/05/05 10:21:17

A história, infelizmente, repete-se no primeiro momento em que tem a oportunidade de mostrar uma nova forma de fazer política, o candidato à Câmara Municipal de Lisboa Manuel Maria Carrilho exibe o vício de fundo que bloqueia a gestão política em Portugal: anuncia que, se ganhar, desfaz o projecto de Santana Lopes para o Parque Mayer. Aí está, portanto, a alternância entre PS e PSD no seu melhor: o partido que ganha aborta tudo o que estava em curso e avança com novos projectos. Normalmente, o ciclo eleitoral não lhe permite concretizá- -los, e sucede-lhe de novo o outro partido, que tratará de fazer voltar à estaca zero o que entretanto pudesse estar a começar. O Parque Mayer é um exemplo paradigmático desta forma absurda de fazer política: há quantos anos se estuda o futuro daquele espaço? Quantos projectos nasceram e morreram no timing de um ciclo eleitoral? Quantos milhões de euros se gastaram em estudos, encomendas e pareceres?

Não cabe aqui a discussão sobre qual é o melhor destino para o Parque - se um espaço cultural que anime a Avenida da Liberdade (essencial até para viabilizar a sua recuperação num momento em que se desenvolvem o comércio e o turismo na zona), ou se um espaço verde com ligação ao Jardim Botânico. O que cabe é pensar no absurdo que constitui a sucessão de ideias que aniquilam projectos anteriores sempre que um executivo muda de cor. O prof. Carrilho tem uma cidade inteira para redefinir e projectar. Mas seria bastante mais útil se começasse por reflectir sobre o que ainda não tem projecto, o que aguarda uma solução, o que está livre do "ónus e encargos", e deixar por uma vez que as obras já aprovadas e definidas se concretizem. Até porque se prevê o pior se o PS ganhar, o plano de Frank Gehry morre, e o maravilhoso espaço verde dos socialistas, depois dos estudos, das encomendas e dos pareceres, não tem tempo para crescer em quatro anos. O PSD voltará então à Câmara e constituirá uma nova comissão de sábios para limpar o verde e inventar um outro conceito que arrase o jardim de Carrilho. O Parque Mayer, entretanto, continuará paulatinamente a morrer sem dó nem piedade. Mas isso, pelos vistos, interessa muito pouco. Bom é ter projectos...

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.