VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

22/01/25 16:04:57Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: será o referendo um mau processo?


Author:
paulo fidalgo
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 2/06/05 15:10:32
In reply to: Fernando Penim Redondo 's message, "Um logro do tamanho da Europa" on 1/06/05 19:05:19

Será que o Referendo não serve para decidir sobre a Europa?

Parece-me uma evidência que o Fernando discorda de um processo de decisão baseado em referendo na questão do tratado.

Eu sou, por razões estratégicas de construção socialista, a favor dos instrumentos de democracia participativa como o referendo. Que aliás, na minha opinião, devem fazer parte daquilo a que se convencionou chamar de «poder popular» ou poder de base soviético. Tendo em conta as reflexões de Lenine sobre a Suiça.

Mas não é isso que quero agora discutir.

O que quero discutir é a complexidade da questão do tratado como supostamente impeditiva de uma escolha informada quanto ao dito cujo.

Eu acho que este ponto de vista, manifestamente o do Fernando, parte da ideia comum de que o processo de decisão é primeiramente um momento racional e depois de decisão.

Em neurociências, já vários (Hanna Damásio) sublinharam que isso não é bem assim e que em primeiro lugar a escolha é da esfera emocional e, então, vem depois a racionalidade para a escolha que se tinha gostado de tomar. Mas muitos anos antes, em 1968, Lukács, talvez pela sua veia de crítico de arte, comentou a teleologia em política.

Desde as luzes, dos modernos e dos marxistas, que a análise de decisão tende a ser fundamentada na racionalidade, o que quer que isso seja. Contudo, Lukács sublinha que a arte é muitas vezes suscitadora de novos paradigmas, sem aparente fundamento racional, muito tempo antes da racionalidade vir a dar suporte ao caminho estético antes empreendido. Assim, no «the process of democratization» Lukacs estuda o papel da decisão teleológica em política, por oposição à decisão «lógica». Assim como o papel da «utopia» versus o plano «cientificamente» gizado. Ou se quisermos ser mais modernaços, podemos falar do papel das metanarrativas, figura de crítica dos pos-modernos aos modernos.

O que Lukacs chama à atenção é para a ideia que a decisão teleológica alimenta fortemente a evolução social e que a falta de aparente suporte da racionalidade poderá apenas exprimir um interesse ainda não compreendido cabalmente
pelos dispositivos da racionalidade.

Por isso, em contraponto ao Fernando, eu acho que o que é importante é perceber porque é que agora as pessoas parecem não querer avalizar um edifício muito mais complexo de tipo Estatal central na União Europeia. E quererem «slow-down» o processo. Parece-me muito mais importante compreender este estado de espírito do que contestar a sua expressão por via referendária.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Referendo, um mau processo?!... Depende, masTroglodix 2/06/05 16:58:48


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.