VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

22/01/25 15:48:47Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: Eurocepticismo instalou-se na Holanda


Author:
Arie Pos
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 2/06/05 19:48:46
In reply to: Fernando Penim Redondo 's message, "Um logro do tamanho da Europa" on 1/06/05 19:05:19


Entrevista com Arie Pos


(professor de estudos holandeses na Universidade de Coimbra)


O que pode explicar a vitória do "não" no referendo sobre o tratado constitucional europeu na Holanda?

Vários factores, talvez o mais importante seja o medo de decidir e de escolher uma coisa sobre a qual os holandeses estão mal informados, pois o Governo fez uma campanha desastrosa para convencer as pessoas a ir votar sim.

Acha que uma campanha tardia acabou por favorecer o voto no "não"?

A campanha começou tarde, quando os governantes descobriram que a tendência era o "não", passando a ser feita sobre a forma de ameaça, falando-se em cenários de guerra e no risco de a Holanda perder o comboio da Europa. A campanha tardia veio crispar os holandeses, porque ninguém gosta de ser influenciado na sua decisão de uma forma tão frontal, tendo o próprio ministro dos Negócios Estrangeiros dito que para votar "não" era melhor ficar em casa. Eu vi na televisão holandesa especialistas reconhecerem que houve uma campanha sem argumentos e de chantagem.

Essa chantagem pode mesmo ter mobilizado alguns abstencionistas?

Acho, realmente, que pode ter levado mais pessoas para o lado do "não" do que para o "sim".

Apesar de este chumbo também poder ser visto como protesto ao Governo, o primeiro-ministro Balkenende já disse que não haveria qualquer demissão, como aconteceu em França.

Isso está para se ver. Mesmo que o Governo não se demita, vai ter de fazer algo, vai ter de haver um maior diálogo. O protesto ao Governo está também relacionado com o facto de transformar os assuntos europeus numa questão de sigilo e não dar informação.

Esta rejeição é um sinal de que os cidadãos exigem maior diálogo, podendo pronunciar-se, nomeadamente, em relação ao alargamento da UE?

O referendo é uma medida extrema, mas também uma forma de os cidadãos dizerem que querem mais diálogo, com mais frequência. No que diz respeito ao alargamento, muitas pessoas não o encaram bem, porque sendo a Holanda um país fundador, tem agora a sua identidade perdida no meio de 25 ou mais membros.

A adesão da Turquia à UE e a imigração foram, de alguma forma, uma das partes do motor deste resultado?

Essas questões podem ter sido motores para uma parte dos que disseram "não", mas não da maioria, pois o que existe não é medo da ameaça turca mas, como já disse, dificuldade por parte dos holandeses em perceber como é que o seu país vai defender os seus interesses numa UE alargada. No que diz respeito à imigração, houve alguma inquietação após a morte do cineasta Theo van Gogh e consciência de que ser tolerante pode ser perigoso, mas apenas no seio de alguns grupos.

No que é que o "não" holandês é diferente do "não" francês de domingo.

É difícil identificar diferenças, mas na Holanda ninguém poderá dizer que a vitória do "não" é um triunfo de partidos de extrema-direita ou esquerda, como alguns disseram em relação à França. O "não" teria ganho mesmo que o "sim" ganhasse em França, porque na Holanda a propaganda do Governo teve um efeito contrário.

Há euroceptimismo na Holanda?

O eurocepticismo instalou-se na Holanda. Quando, em 1952, houve um referendo em duas cidades holandesas para avaliar a necessidade de uma Europa unida, o "sim" ganhou. Mas os que então votaram, mudaram agora para o "não", porque acham que a UE transformou-se numa coisa diferente da que imaginaram, numa coisa muito difícil de controlar.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.