VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

23/01/25 3:31:48Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: competitividade


Author:
octavio teixeira DN
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 20/03/06 13:46:31

Que a culpa não morra solteira


Octávio Teixeira
Economista
No discurso de tomada de posse, o novo Presidente da República entendeu deixar alguns desafios "cruciais para abrir caminhos consistentes de progresso". Realço o do "atraso competitivo" da economia portuguesa. Concordo que aumento da competitividade no âmbito dos produtos transaccionáveis é factor essencial para o desenvolvimento. Tal como estou de acordo com as declarações do PR de que a baixa produtividade resulta do facto de que "o trabalho é pouco eficiente e, na maioria dos casos, não é por culpa dos trabalhadores" (sim dos empresários e gestores) e a de que "tentar preservar a competitividade à custa de salários baixos é uma estratégia sem futuro".

Mas lendo estas declarações do Presidente da República, ocorre- -me dizer: "Bem prega frei Tomás"… Sendo diversas as razões em que assenta a baixa competitividade da nossa economia, um facto há que não pode ser escamoteado: a persistente apreciação da taxa de câmbio efectiva registada no nosso país pela aposta que foi feita no sentido de colocar Portugal no "pelotão da frente" da união monetária e da moeda única. Aposta voluntarista e economicamente irresponsável, porque não foram tidas em conta as diferenças existentes na estrutura produtiva, nas taxas de crescimento e de inflação, os efeitos dos choques externos assimétricos, etc. Ora, o principal e primeiro responsável por essa aposta foi o então primeiro-ministro Cavaco Silva, que sobrevalorizou a convergência nominal e olvidou a convergência real da economia. Resultado: nos últimos dez anos a apreciação foi de 16%, com as consequentes perdas de competitividade e de quotas nos mercados externos e doméstico. Os benefícios decorrentes da baixa das taxas de juro foram passageiros (e induziram o endividamento exagerado das famílias e empresas bem como o boom especulativo no imobiliário). Mas os custos da perda de competitividade persistem e prolongar-se-ão por muito tempo, e deles recuperar será difícil e prolongado. Para compensar aquela perda de competitividade anual e promover alguma tímida melhoria relativa, a produtividade terá de aumentar na ordem dos 2,5 a 3% ao ano. E se se quiser travar o crescimento do desemprego, então o PIB terá de crescer pelo menos 3,5% ao ano. Difícil com empresários que tendo o potencial financeiro necessário (vejam-se as recentes operações financeiras em torno da GALP, PT e BPI), mostram aversão ao investimento produtivo gerador de nova riqueza. Pelo que temo que no futuro próximo regressemos a frei Tomás e que a "autêntica cooperação estratégica" do PR com o Governo venha a ser a de promover a competitividade à custa dos salários baixos, alargados agora a toda a economia. Embora sendo uma estratégia sem futuro e fortemente penalizadora dos trabalhadores, os que não têm culpa.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
A análise está correcta mas não é dada uma via de saída.Fernando Penim Redondo20/03/06 18:11:06


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.