VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 17:35:45 06/07/06 Wed
Author: Vanessa Bohn
Subject: Semana 13

Semana 13 – A WWW e o ensino de inglês

Vou destacar alguns pontos que eu acho importante dentro do texto e que nos dão à idéia da importância do uso da Internet no ensino-aprendizagem de língua estrangeira:

O primeiro texto nos mostra a evolução do ensino de língua estrangeira com a utilização da Internet Essa evolução do uso de recursos multimídia na aprendizagem teve início seguindo o modelo Áudio-lingual com o uso de cabines INDIVIDUAIS onde os alunos usavam fones de ouvido e gravador; esse método foi substituído por de laboratórios equipados com aparelhos multimídia com acesso à internet.

Como o artigo da professora Vera se baseia na teoria sociocultural e na abordagem comunicativa, isso nos faz pensar que dentro de um ambiente virtual a interação é algo extremamente fundamental e como nós mesmos, alunos e professores de inglês podemos comprovar através de conversas com pessoas de outros paises através de trocas de e-mail ou em salas de bate papo. Essa interação com os falantes nativos ou até mesmo com pessoas que também estejam aprendendo à mesma língua alvo possibilita uma troca de informações que só irá favorecer no aprendizado. Já que às vezes as barreiras geográficas e em alguns casos por questões financeiras o contato com a cultura ou com pessoas falantes da língua alvo é quase impossível, a Internet ajuda a quebras essas barreiras ampliando os nossos contatos em qualquer parte do mundo. Eu mesma já tive essa experiência, já conversei com pessoas da Austrália, Canadá, Holanda. No semestre passado quando eu fiz a matéria on-line ministrado pela Professora Vera, intitulado CALL (Computer Assisted Language Learning) fomos convidados pela Universidade de Menkai no Japão para participar do Projeto IBUNKA e lá estivemos em contato com alunos de vários paises e o que eu mais gostei nessa experiência foi à troca de informações com alunos da Indonésia, Paquistão e da Namíbia, pois são paises que pelo menos eu, tinha pouco conhecimento a respeito.

Dentro desse ambiente virtual estamos imersos a uma gigantesca quantidade de informações e às vezes temos que fazer uma seleção do que vai ser útil ou não e alem disso a questão da comfiabilidade, pois nem sempre o que é publicado na Web é seguro.

O aluno terá que saber lidar com essas informações e ao mesmo tempo ele estará aperfeiçoando a sua autonomia dentro do processo de aprendizagem, como no próprio texto aponta, o aluno irá estabelecer o que ele quer aprender, não há um índice sobre qual será o primeiro ou o último assunto estudado. Para que essa autonomia aconteça, o professor terá um papel importante, deixando de lado o que ele utiliza ou exerce em sala de aula. No ambiente virtual ele será um moderador, um guia auxiliando os alunos durante um exercício no laboratório de informática ou dando dicas sobre sites e até mesmo o feedback, caso a matéria seja ministrada on-line através de fóruns de discussão.

Você poderia indicar sites em outras línguas em substituição aos exemplos do texto?

Eu fui juntando esses sites ao longo dos cursos que eu já participei na faculdade tanto nos cursos on-line ou sugestões que alguns colegas me deram e outros que eu encontrei em sites de busca.

Concordances

<a rel=nofollow target=_blank href="http://vlc.polyu.edu.hk/concordance/WWWConcappE.htm">http://vlc.polyu.edu.hk/concordance/WWWConcappE.htm</a>

Eu utilizei esse site nas minhas aulas de Sintaxe. Sempre que eu tenho alguma dúvida em relação a alguma palavra ou expressão inglesa eu o utilizo. Aqui nós podemos trabalhar com diferentes tipos de corpora e que nos dá um resultado em vários contextos.

Chat room

www.talkcity.com Na verdade eu ainda não participei de nenhum Chat com os “friends”, mas pelo que eu vi as salas de bate papo são divididas por faixa etária assim como já foi mencionado no texto da professora Vera, os alunos não se sentirão constrangidos devido ao seu nível de conhecimento do inglês.

Sites de busca

Recomendo o já conhecido entre nós o Google.com e um que eu utilizo agora é o Ask Jeeves www.ask.com esse site foi ate uma sugestão da Prof.ª Vera no curso online do semestre passado CALL.

Inglês para crianças
<a rel=nofollow target=_blank href="http://www.primaryschool.com.au">http://www.primaryschool.com.au</a>
Se você ensina para crianças da faixa etária de 6 até aos 12 anos de idade, esse site é a minha sugestão. Contem vários exercícios que são copiáveis e é dividido em varias áreas como Matemática, Meio ambiente ,Ciências etc.

<a rel=nofollow target=_blank href="http://www.mrsalphabet.com/">http://www.mrsalphabet.com/</a>

Pelo nome vocês já devem ter percebido o assunto do site. Nele há vários exercícios sobre o alfabeto e vocês podem imprimir os exercícios também. Agora só umas dicas, se estiverem visitando este site à noite, deixem o volume baixo senão vocês irão levar um susto como eu levei. Ao entrar no site vocês serão recebidos com o coral de “kids” gritando “Welcome to Mrs Alphabet!!” :-D

Diversos

<a rel=nofollow target=_blank href="http://www.50states.com/">http://www.50states.com/</a> Saiba mais sobre os estados americanos.
<a rel=nofollow target=_blank href="http://www.ahajokes.com/">http://www.ahajokes.com/</a> Milhares de piadas divertidas(segundo o que diz no site!) fotos ,vídeo.

Multimídia

<a rel=nofollow target=_blank href="http://www.stonewashed.net/sfx.html">http://www.stonewashed.net/sfx.html</a> site com milhares de efeitos sonoros.

<a rel=nofollow target=_blank href="http://animationfactory.com/en/">http://animationfactory.com/en/</a> Encontre gifs animados de excelente qualidade. (É um dos meus favoritos!!).
<a rel=nofollow target=_blank href="http://www.clipartconnection.com/">http://www.clipartconnection.com/</a> ClipArt’s

Hospedagem gratuita de sites

<a rel=nofollow target=_blank href="http://homepages.ubbi.com.br/">http://homepages.ubbi.com.br/</a> A hospedagem é boa ,oferece espaço suficiente para o site 20MB mas o que atrapalha são os banners em pop up. Isso esta acontecendo com a maioria dos sites que oferecem hospedagem gratuita.

Nossa, se eu continuar o meu resumo vai ser só de sugestões de sites. Quando eu tenho tempo eu fico pesquisando e vou adicionando no menu favoritos do meu PC. : D


Texto Derrubando paredes e construindo comunidades de aprendizagem

Quais são as informações desse texto que te ajudariam se você fosse convidado para ministrar um curso virtual?


De acordo com as experiências que Paiva descreve no texto sobre os recursos da Internet no ensino da Língua Inglesa, o professor que um dia ministrar uma disciplina on-line deverá levar em consideração que dentro das 4 habilidades da língua inglesa, as que serão mais trabalhadas serão a escrita e a leitura.

Para isso, é necessário abrir um grupo de discussão e um fórum, e como Paiva descreve, esses grupos de discussão são abertos a todos, não é restrito apenas aos alunos matriculados. Seu um dia eu fosse ministrar uma disciplina on-line, eu utilizaria o Yahoo groups e o Voy fórum (espero que se esse dia chegar eu já tenha aprendido programação, e quem sabe essa matéria seria realizada dentro do meu próprio site!) Como não é restrito eu tentaria entrar em contato com alguma universidade estrangeira, seja localizada nos Estados Unidos, Canadá ou até na Austrália, para que os alunos de lá participassem e interagissem com os meus alunos. Ao longo do curso, os alunos aprenderiam sobre as ferramentas para criar uma simples pagina na web ou para aqueles alunos que ainda tem aversão a computador um blog. O Blog seria o diário do aluno e contaria sua experiência ao longo do curso e poderia colocar informações sobre aspectos culturais, assim cada aluno aprenderia um pouco sobre a região, o país do seu “virtual friend”.

Essa seria a minha idéia de uma possível aula virtual. Agora o que o texto apontou e aconteceu comigo na matéria que eu faço com o Professor Ricardo é que um dia o site da Letras ficou fora do ar no final de semana e nós não conseguíamos entrar nos fóruns para deixarmos as nossas tarefas. O que aconteceu? Vários alunos entraram em contato com o professor pelo e-mail do grupo, pois não só eles, mas eu também fiquei preocupada. A solução foi dada por um aluno que nos passou o endereço do fórum de todos os grupos. Como podemos ver o professor ficou sabendo do problema e quem buscou uma solução foi um aluno. Isso é muito bom dentro dos cursos on-line, o professor é auxiliado por um aluno e este ajuda o resto da classe, formando um elo, ou melhor, dizendo nos ternos na Internet todos estão lincados.

Finalizando, os dois textos ajudaram a reforçar as idéias que eu tinha a respeito sobre os cursos on-line e de como ministrar um; já que como muitos leigos no assunto pensam não é tão simples como aparenta ser, como eu já ouvi um colega meu falando “Ah, curso on-line deve ser tranqüilo pro aluno e pro professor, vocês gastam umas horinhas na NET e pronto.”.
Sabe que eu estou pensando em mandar esses textos dessa semana para ele ler!!

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.