VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

23/11/24 20:02:12Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: Re: Duas observações - mais uns esclarecimentos...


Author:
Guilherme Statter
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 18/11/06 23:32:52
In reply to: Fernando Penim Redondo 's message, "Duas observações" on 18/11/06 20:10:50

Em relação à primeira observação, desculpa lá o desabafo, mas é caso para dizer:
"And he giving it to it and the donkey running away"
Lembro mais uma vez que estou aqui apenas a procurar ou tentar fazer uma análise crítica de uma série de "teses" seleccionadas por um sr. estudioso destas coisas e que as apresenta como uma súmula ou inventário (pretensamente completo?...). Isso apesar de não referir uma única vez a teoria laboral do valor ou a lei do valor...
Como não gosto de "sacudir a água do capote" quero esclarecer que, de facto, nem as revoluções nem as revoltas "caem do céu aos trambolhões" (como soe dizer-se...).
São sempre o resultado de alguma vontade humana. Digo "alguma" no sentido de alguém ("indivíduo" ou "grupo") "fez por isso".
No que diz respeito à ideia de "revolução", o sentido mais profundo (e mais correcto) desta expressão é mesmo o de uma "transformação profunda" (para o caso, na forma como a sociedade se organiza). Ainda no caso em questão (ou em análise crítica...) a "revolução" quer mesmo dizer "mudança do modo de produção".
É também nesse sentido que se fala em "revolução agrícola" e/ou "revolução industrial".
Os "actos insurreccionais que ocorrem num curto período de tempo para apropriação do poder do estado" podem ser (e muitas vezes até são!) "simples 'golpes de Estado'".
É por isso é que por vezes se fala de "revoluções falhadas"... Eram para ser, mas afinal não foram.

Por outro lado e no que diz respeito à tua segunda observação, pensando bem, o melhor é enviar-te dois textos (ainda são umas dezenas de páginas...) onde penso que "descasco" extensivamente (digo eu, claro...) esse problema.
De qualquer maneira a situação daqueles "homens e mulheres", não aconteceu por "malvadez dos capitalistas". Aconteceu e estão como estão devido à lógica intrínseca do sistema capitalista globalizado... Como era aliás sua tendência desde há muitas décadas.
Em todo o caso e para já, lembro que há centenas de livros (e artigos, e ensaios, e comunicações e etc...) e milhares de páginas escritas sobre esse específico tema.
Sintomaticamente, todos os autores que afinam pelo diapasão de que "a África (e o resto da Periferia...) está ”marginalizada", ou fora do "Sistema" e que "o Capitalismo não tem nada a ver com aquilo", todos eles, (repito e sublinho), subscrevem a ideologia do chamado "Washington Consensus" da direita neoliberal.
Nada de "errado" (enfim...) nisso. É só para esclarecer...
Por outro lado, muito boa gente ficará espantada se lhes disserem que "o uso dos telemóveis contribui seriamente para a guerra na Região dos Grandes Lagos" (a tal do Rwanda, dos Hutus e dos Tutsis e do holocausto dos mais de 500.000 chacinados...)
É como o anúncio nos maços de tabaco...
Por outro lado lembro também a "ratoeira da dívida" (o Clube de Paris, o Clube de Londres...), mas muito em particular o problema da famigerada "ajuda alimentar".
É um ciclo infernal que um cartoonista americano aqui há uns anos retratava assim (não enconto o "cartoon"...):
US AGRIBUSINESS
1. Donate to George Bush Ccampaign Fund
2. Reap Huge Agricultural Subsidy
3. Put African Farmers Out of Work
4. Use Surplus (food...) for Aid

É assim. De facto hoje é muito provável que os frangos à piri-piri que se comem nos restaurantes em Maputo são importados do Brasil... E é a mesmíssima coisa "all over Africa"...
Voltando à estória da "ratoeira da dívida", permito-me ainda remeter-te para uns gráficos ilustrando o grau de integração dos países da Periferia relativamente ao núcleo central do Capitalismo e o aumento progressivo da dívida....
Se "isto" não é fazer parte do Capitalismo, sinceramente não sei o que seja...
Um abraço.







[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: Duas observações - mais uns esclarecimentos...Fernando Penim Redondo21/11/06 14:33:37


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.