VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

22/12/24 6:03:33Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234[5]6789 ]
Subject: Euforia do capitalismo popular


Author:
JONATHAN WATTS
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 25/05/07 8:52:22
In reply to: Efe 's message, "Carga tributária da China é maior da Ásia e 3ª do mundo" on 18/05/07 8:33:48

Antes de a Bolsa abrir as portas, às 09.00, Yang Jingshan fazia fila para se separar de uma enorme fatia das suas poupanças e de muita da bagagem ideológica da juventude. Seguindo o conselho da filha, o gerente de loja de Pequim, de 50 anos, juntou-se à vaga matinal de especuladores com a missão de comprar as suas primeiras acções. A agitar o papel de registo no meio da multidão que se empurra e acotovela, Yang abriu uma conta individual na qual planeia investir 100 000 yuan (9 600 euros).

Uma decisão destas seria impensável durante a sua juventude. Na Revolução Cultural de 1966-76, a simples menção de um tal comportamento capitalista teria levado à denúncia pública, prisão ou mesmo à morte. Na China actual, são aqueles que não especulam quem sente que estão a ficar para trás, com as bolsas a emergir entre o frenesim da compra de títulos. Nos edifícios das bolsas, em sítios da Internet e através dos telemóveis, são milhões os que jogam no mercado de acções.

"O mercado das acções está a portar-se tão bem que toda a gente em Pequim está excitada. É por isso que estou a investir", disse Yang. "Não sei muito do assunto, mas irei ouvir e aprender com os mais experientes."

Mesmo pelos padrões da economia mundial com o crescimento mais rápido, os valores das acções estão a subir para um nível estonteante - assim como os riscos para os investidores novatos como Yang. Desde Janeiro, o índice Xangai Composite ganhou 50% no seguimento de uma subida de 130% no ano passado. Apesar dos receios de se poder estar a formar uma bolha, os recordes caem quase todos os dias. E o volume de negócios na China é maior que em todo o resto da Ásia junto.

O impacto social é imenso. O supercrescimento na China está a ser alimentado pelos investidores individuais. As pessoas estão a comprar acções para os seus fundos de reforma, os estudantes especulam para pagar os estudos e as donas de casa pedem empréstimos para aumentar as carteiras de acções da família.

Riscos de uma 'bolha'

Em 2006, o número de contas de acções saltou de 65 milhões para 95 milhões, enquanto cada vez mais pessoas perseguem o sonho do enriquecimento rápido. Só a 8 de Maio foram abertas 370 000 novas contas - o equivalente a quase metade do total de todo o ano passado.

Apesar da sua reputação de país de aforristas cautelosos, a China está a assistir a uma imensa fuga de capital dos depósitos seguros para as acções de risco. A lógica para a mudança é clara. As taxas de juro dos bancos são, muitas vezes, 3% mais baixas do que a taxa da inflação, por isso o dinheiro perde valor. No entanto, o valor das acções triplicou em menos de dois anos.

Até agora, quase toda a gente é ganhadora. Os jornais locais estão cheios de histórias de fortunas instantâneas e especulações gigantescas. No Ocidente, o Chongqing Morning Post proclamou uma antiga empregada de limpeza de 60 anos como a "deusa das acções" porque duplicou o investimento que fez de 20 000 yuan em dois meses.

Apesar dos fortes lucros empresariais, as autoridades estão cada vez mais preocupadas com a hipótese de se estar a formar uma 'bolha' que possa rebentar de repente. Recentemente, o governador do banco central, Zhou Xiaochu, expressou publicamente a sua "preocupação" com a subida abrupta nos preços das acções, o que levou a comissão reguladora de segurança a ordenar aos corretores que instruíssem os clientes sobre o risco.

Poderão estar para vir medidas mais duras. O conselho de Estado consultou economistas sobre a possibilidade de um novo imposto sobre os ganhos de capital. O Instituto de Pesquisa macroeconómica, um dos consultores líderes do governo, pediu um aumento das taxas de juro. Segundo os analistas, quanto mais estas medidas de arrefecimento forem atrasadas, maiores serão os potenciais estragos originados por uma correcção.

Os mais pessimistas afirmam que a estabilidade social está em risco porque milhões de pessoas estão expostas ao choque de uma queda brusca. "Os investidores do continente estão prestes a aprender uma dolorosa lição de que os preços das acções não chegam ao céu e de que nem toda a gente pode ser rica", escreveu Andy Xie no South China Morning Post. "Se a bolha crescer durante mais um ano ou dois, a procura insustentável pode tornar-se demasiado grande para uma aterragem suave... Isto acabará por desestabilizar o país."

Confiança nas Olimpíadas

Já houve colapsos no passado recente. O risco esteve à vista a 27 de Fevereiro, quando um soluço de 800 triliões de yuan nos mercados chineses foi culpado da liquidação em todo o mundo.

Contudo, o optimismo continua sólido, em parte porque há uma crença de que o Governo não irá permitir uma queda antes dos Jogos Olímpicos. O director da Bolsa de Pequim disse que o mercado ainda tinha muito espaço para crescer. "Não estou preocupado com o sobreaquecimento. Provavelmente só existem cerca de 50 milhões de pessoas a negociar na China."

"Sim, já ouvi os avisos dos peritos e do Governo", disse Yang . "Mas acredito que nada de mau irá acontecer antes dos Jogos Olímpicos."

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Um exemplo de comunismo, a china, o PCP que esteja atento!atento socialista.25/05/07 13:02:58


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.