VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

21/12/24 14:22:09Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456[7]89 ]
Subject: A alternativa é o socialismo


Author:
Declaração de Sevilha
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 9/03/07 18:57:23


Declaração de Sevilha
A alternativa é o socialismo

«O nosso compromisso é a paz e a justiça social», proclamaram 58 partidos comunistas e progressistas de todo o mundo reunidos em Sevilha, em Fevereiro último.

A reunião, realizada no âmbito da luta contra o imperialismo, pela paz e contra a NATO, aprovou uma declaração comum que a seguir se transcreve na íntegra.

«A NATO foi fundada em 1949, supostamente como uma aliança militar defensiva contra a União Soviética, mas na realidade o seu objectivo era ser um instrumento para manter os EUA numa posição dominante na área de Europa Ocidental do pós-guerra.
Quinze anos depois do desaparecimento do Pacto de Varsóvia, quando os EUA perderam o argumento que justificou a criação da NATO, esta reconverteu-se e transformou-se num instrumento fundamental para uma ofensiva global do imperialismo que trouxe ao nosso planeta mais guerra, mais militarismo, mais violência, mais tortura, mais prisioneiros ilegais, mais restrições às liberdades e mais repressão antidemocrática, pela forma como através da chamada «directiva de política global» leva os seus objectivos muito para além da Europa, com a alegação de que podem surgir ataques futuros fora do âmbito da área atlântica.
«A estratégia aprovada em Washington em 1999 permite a sua intervenção militar à margem do Conselho de Segurança das Nações Unidas, ou seja, à margem do Direito Internacional e a pretexto de perseguir o crime organizado, o terrorismo, fluxos migratórios ou em casos de perigo de fontes energéticas vitais.
«A assunção da resposta militar a problemas de âmbito civil como o crime organizado ou o terrorismo pressupõe a militarização completa da segurança humana e um incremento substancial das despesas militares, de I+D e de armas de destruição massiva.
«As vidas perdidas na guerra ascendem já a centenas de milhares, e novas agressões ensombram o horizonte, já que enquanto se fala abertamente em usar armas nucleares nos cenários de guerra, a verdade é que se utiliza cada vez mais frequentemente armas terríveis, como o fósforo branco, as bombas de fragmentação e armas com urânio empobrecido.
«A soberania e a independência dos povos e das nações estão crescentemente ameaçadas pelas grandes potências.
«O Parlamento Europeu investigou e denunciou os serviços secretos dos EUA por utilizarem o território europeu para o sequestro de pessoas e posterior encarceramento em prisões ilegais e secretas.
«Nesses voos, as bases dos EUA na Europa de uso conjunto com a NATO, tal como nas restantes bases espalhadas pelo mundo, desempenharam uma função determinante para o implemento da barbárie.
«Esta ofensiva é parte integrante do ataque desencadeado aos níveis económico e social pelas classes dominantes, pelo grande capital, pelas corporações transnacionais e as agências internacionais que as servem com o objectivo de se apoderarem dos recursos naturais do Planeta onde quer que se encontrem, e em todo o lado estão a ser atacados o emprego e os salários, as pensões e o direito à Segurança Social, e os direitos laborais e sindicais.
«Os serviços sociais essenciais transformam-se em fontes de lucro para o grande capital. Os direitos à educação, à saúde, a uma vida digna, que nunca chegaram a ser uma realidade para milhões de seres humanos, estão agora a ser negados aos que já os haviam conquistado.
«Crescem a pobreza e a miséria, a exploração, as condições precárias de existência e a insegurança, ao mesmo tempo que se regista uma riqueza cada vez mais insultuosa, lucros fabulosos e privilégios para a minoria dominante e exploradora. O crescimento da desigualdade e da injustiça segue a par com a guerra e a repressão. Esta é a verdadeira natureza do capitalismo, como a nossa época claramente evidencia.
«Neste contexto é mais necessário do que nunca reafirmar que a NATO é a expressão dos interesses das oligarquias dominantes nos EUA e nuns quantos países da União Europeia, e que a NATO implica desde logo um enorme e desnecessário gasto que é feito à custa da redução das despesas sociais (desemprego, saúde pública, etc.):
«Desta forma, a NATO é uma fonte de lucros para o complexo industrial militar que não tem escrúpulos em fomentar confrontos bélicos para vender armas a qualquer grupo, independentemente do uso que lhes possa ser dado, pelo que denunciamos que a NATO não é uma garantia de paz, e as intervenções massivas (Iraque, Somália... etc.) não só demonstram a sua inutilidade na resolução de conflitos como atestam que em muitos casos a própria NATO é parte do conflito.
«A actual participação da NATO no Afeganistão deixou de ser uma missão de “reconstrução” para ser uma clara intervenção militar ditada e exigida pelos EUA.
«A proposta do presidente Bush feita a 10 de Janeiro para aumentar a presença militar no Iraque, contrariando a vontade do povo americano expressa nas urnas, merece o repúdio internacional por persistir numa solução militar que fará aumentar o sofrimento do povo iraquiano.
«Denunciamos de igual modo que a NATO não é garantia de democracia e de respeito pelos direitos humanos, como ficou demonstrado na Turquia ou na Grécia.
«Face a esta realidade, reafirmamos que as vias diplomáticas e a prevenção dos conflitos – esta última muito esquecida – são as únicas ferramentas adequadas à resolução dos problemas internacionais.
«Contudo, esta ofensiva global do imperialismo está a ser combatida pela luta dos trabalhadores e dos povos do mundo. Do Médio Oriente à América Latina, da Europa à Ásia, está a registar-se uma vigorosa resistência e avançam os processos de mudança no sentido do progresso, demonstrando que é possível reverter a actual situação.
«Os partidos e organizações que aprovam esta resolução saúdam as lutas e a resistência dos trabalhadores e dos povos do mundo contra a ofensiva imperialista de intervenções e ocupações militares e de globalização neoliberal.
«Essas lutas são o factor determinante para que, uma vez mais, se abram os caminhos da paz e do progresso social para a humanidade.
«Ao mesmo tempo que alertamos para os perigos da nossa época, apelamos à mobilização de todas as forças da paz e do progresso social, de forma a impedir que o capitalismo leve o mundo à catástrofe, como sucedeu no século passado, e manifestamos a nossa profunda confiança que outro mundo, um mundo socialista, é possível, pelo que exigimos:

• O desmantelamento das bases militares norte-americanas instaladas em todos os continentes;
• A desmilitarização da segurança;
• A redução dos gastos militares;
• A proibição e destruição ecológica dos arsenais de armas de destruição massiva;
• A dissolução da NATO;
• A criação de um Novo Conceito de Segurança Humana, desmilitarizado, que resolva o principal problema da Humanidade: a fome, a pobreza, a desigualdade, a doença e a injustiça.

«O nosso compromisso é a Paz e a Justiça Social.»

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: A alternativa é o socialismojosé manuel faria 9/03/07 19:08:39


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.