VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: Tue September 11, 2007 10:30:04
Author: Daiany Carreiro
Subject: Trab. A psicanálise dos contos de fadas

Daiany da S. Carreiro Peralta Castro
Disc.: Literatura Infantil
Curso : Letras – CEULP – ULBRA
Profº- Ivan Cupertino Dutra

A Psicanálise dos contos de fadas



Segundo o livro “A Psicanálise dos Contos de Fadas” de Bruno Bettelheim, os seres humanos perseguem objetos de desejos já que estão fadados a não alcançar algo que traga significado a suas vidas. Inicialmente o autor aborda que as crianças possuem uma habilidade quase nata que é, viver o presente muito mais do que os adultos, embora tenham ansiedades sobre seu futuro. E para superar as dificuldades cotidianas que elas crianças se deparam, é necessário que sejam dadas sugestões de forma simbólica de como podem lidar com problemas existenciais ou confusões mentais do comportamento dos adultos, principalmente dos pais, sendo assim, segundo Bettelheim os contos de fadas poderão simplificar os fatos e as situações cotidianas, mostrando de forma simbólica como lidar com os problemas, que o mundo não só tem coisas boas, mas também ruins.
Para Bettelheim “A psicanálise foi criada para capacitar o homem a aceitar a natureza problemática da vida sem ser derrotado por ela”. Pg.17, os contos de fadas são obras que segundo o autor não tem indicação de idade para leituras, para ele a importância da leitura de um determinado conto de fada não irá depender da idade e sim da particularidade que cada criança passa naquele momento, qual a visão de mundo que ela já criança pode absorver de determinada história.
O conto de fadas é sugestivo, podendo implicar soluções, nunca soletra-las, a visão de mundo apresentada em um conto de fadas está de acordo com a da criança, tendo em vista que para a criança tentar entender o mundo é mais fácil esperar respostas e objetos que despertam sua curiosidade, assim como nos animais. Elas esperam que eles falem sobre as coisas que são realmente significativas para elas. É natural para ela, acredita que o homem se transforme num animal ou ao contrário, é mais fácil para ela acreditar e compreender, que “a terra repousa numa tartaruga, ou é sustentada por um gigante”. Essa transfiguração e mutação de humano para animal ou de humano para objeto facilita a compreensão de algumas coisas que pareçam irreais e ao mesmo tempo assustadoras para a criança.
Fora deste mundo, conforme relata o autor Bettelheim, existem jovens que foram prematuramente inseridos na maturidade e que não tiveram acesso a fantasia e os símbolos existentes nas fábulas, ficando inaptos a enfrentar os rigores da vida, buscam no hoje, de alguma maneira escapar da realidade. Acredito assim como o autor que, as fábulas são meios de escape da realidade, que proporcionam fantasiar ou transformar situações cotidianas duras e frias em algo menos assustador.
Nos contos de fadas mencionados no decorrer na narrativa na obra A psicanálise dos Contos de fadas “valem lembra que todos propõem leituras que relacionam a família e os integrantes dela. A convivência familiar, as diferenças familiares, os pais que viram monstros e as mães que viram madrastas. Enfim, histórias que compõe o mundo adulto, cada conto de fada poderá representar de forma diferente que na vida encontramos muitos conflitos que devemos dominar e experiências dolorosas das quais por meio dos contos de fadas as crianças conseguem superar. E para exemplificar a colocação temos
dentre um dos clássicos dos contos de fadas “A branca de Neve” em que a personagem Branca de Neve apresenta-se com um conflito maior não com os adultos em geral, mas apenas com seu pai, que não se preocupa com seus sentimentos, casando-se com um mulher má. E por não acompanhar o seu cotidiano permite, que a Madrasta tente envenenar Branca de Neve, só por um capricho de beleza exterior.
Assim pode também ocorre na vida real, em que a criança rejeitada pelo pai e maltratada pela madrasta, transforma por meio da fantasia, o pai em monstro e a madrasta como o próprio nome já diz em Madrasta, porém por mais ameaçadores que os pais pareçam é sempre a criança que vence, e a madrasta é derrotada como no final de todos os contos.
Por fim, a função de encantamento se refere ao estado de êxtase, atingido a partir da narrativa do maravilhoso que transporta o cotidiano banal para o universo do conto e a presença do maravilhoso é necessária para o equilíbrio da razão.


BIBLIOGRAFIA

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1980.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-4
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.