VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: Fri October 19, 2007 18:34:09
Author: Rosileide Brito
Subject: Literatura Infantil

A literatura infantil ultrapassa o passar dos olhos por algo que vai mais além. Através dos tempos as estórias infantis foram se tornando refinados e passaram a transmitir significados importantes, para todo tipo de público.
As estórias infantis vão além do visualizar, os enredos geralmente fala sobre as conseqüências debilitantes de tentar lidar com os problemas da vida. Os contos de fadas por meios das imagens exprimem pensamentos marcantes que leva a criança a usar sua própria imaginação para compreender.
Parte do poder dessas histórias deriva não só das palavras como das imagens que as acompanham. Há uma imagem que vale mais que mil palavras. Contudo, por mais que apreciemos as histórias da infância, também as superamos, as abandonamos e as rejeitamos esquecendo seu poder não só de construir o mundo infantil da imaginação como de construir o mundo adulto da realidade.
No conto “A pequena Vendedora de Fósforos” conta a história de uma moça humilde que trabalha para sobreviver, esta estória apresenta um conflito social a pobreza, o símbolo do trabalho árduo e de humildade que é simbolizado pela menina pobre, que trabalha para ajudar a família, o conto exemplifica os grandes problemas sociais, a luta pela sobrevivência, a fome a miséria. Poucas histórias para crianças celebram o sofrimento com o tipo de paixão deste conto. A criança frágil e desamparada que morre de frio na véspera do ano novo tornou-se uma espécie de ícone cultural, a vítima de sociedade desalmada e de uma família brutal personagem exposta ás situações mais duras de sofrimento, solidão, rejeição.
A menina que vendia fósforos na noite de natal é uma criatura que procura preservar a vida no sonho, como se desenhasse o seu próprio destino. Ela começa a imaginar uma mesa farta, após acender um fósforo que viria a aquecê-la do frio. Ao apagar, acende outro e imagina uma casa bem quentinha, acendeu um outro fósforo. Agora estava sentada sob uma árvore de Natal. Era ainda maior e mais bonita do que uma que vira no Natal passado através da porta de vidro da casa de um comerciante rico. Milhares de velas ardiam nos ramos verdes, e figuras coloridas, como as que já vira em vitrines, contemplavam aquilo tudo. E assim a medida em que ia acendendo suas vontades iam se concretizando até acabar com todos os fósforos A personagem desse conto nasce diferente vive excluída do grupo social, discriminada enfrenta sozinha situações difíceis para garantir sua sobrevivência. A afetuosa apresentação da condição desgraçada da menina sugere uma tendência a estilizar o sofrimento, a criar beleza por meio de descrições elaboradas da miséria e da aflição. Até a natureza lhe volta ás costas, não lhe oferecendo abrigo nem sustento.
Seus sonhos e suas fantasias são um mecanismo que pode salvá-la do sofrimento no qual remete ao desamparo do ser humano que é levado a criar uma idealização vivida na ausência de alguma coisa que lhe falta, no caso do conto, a comida, a casa, o acolhimento no lar, a personagem passa dificuldades e sonha com coisas inalcançáveis.
De acordo com Bruno Bettelheim, em “A Psicanálise dos Contos de Fadas:
“Os temas dos contos de fadas não são fenômenos neuróticos, algo que alguém se sente melhor atendendo racionalmente de forme a poder de livrar deles. Tais temas são vivenciados como maravilhas porque a criança se sente entendida e apreciada bem no fundo de seus sentimentos, esperanças e ansiedades, sem que tudo isso tenha que ser puxado e investigado sob a luz austera de uma racionalidade que ainda está aquém dela.”
A mágica dos contos de fadas desaparece, e a salvação chega apenas na forma de intervenção divina a transcendência para a outra vida.’’... nunca sua avó parecera tão alta e bonita. Ela tomou a menina nos braços e juntas as duas voaram em esplendor e alegria, cada vez mais alto, acima da terra, para onde não há frio, nem fome, nem dor.Estavam com Deus. Na madrugada seguinte, a menina jazia enroscada as duas casas, com as faces rosadas e um sorriso nos lábios. Morrera congelada na última noite do ano velho. Embora o corpo congelado da menina represente uma advertência grotesca para os presentes, suas “faces rosadas” e seu “sorriso” sugerem que ela teve uma bela morte e que ela transcendeu as coisas terrenas.
O narrador da história da vendedora de fósforos nos leva para o mundo mental da heroína, permitindo-nos sentir sua dor á medida que a temperatura cai e o vento uiva. Também presenciamos suas visões, primeiro de calor, depois de alimentos, de beleza e, finalmente, de afeição e compaixão humano. Se a imagem final do conto nos apresenta um cadáver congelado, a morte da pequena menina é ainda assim uma “morte bonita” envolta a espiritualidade. A história contagia nossa imaginação e continua sendo uma das mais memoráveis contos da infância.
Através das histórias infantis, adultos podem conversar com crianças sobre o que é importante em suas vidas, sobre questões que vão do medo, do abandono e da morte e fantasias de vingança e triunfos que levam a finais felizes. Enquanto observam figuras e viram páginas, adultos e crianças podem estabelecer diálogos que geram efeitos da história e oferecem orientação para resolver assuntos que se assemelham ao mundo real.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-4
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.