Author: Renata do Carmo Dias. (Renata)
| [ Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
Date Posted: 17:34:06 03/31/09 Tue
INTRODUÇÃO: A Língua Portuguesa é um sistema aberto e flexível que tende a se adequar às suas condições de uso. Essas variedades linguísticas acabam por refletir as diferenças sociais, econômicas e culturais do grupo que utiliza uma variedade específica. No Brasil, onde ainda caminhamos para um sistema escolar mais justo e igualitário, a falta de domínio da norma culta produz uma fragmentação linguística, diferenciando o idioma de uma minoria que tem acesso à escolarização em idade adequada e à cidadania (em seu sentido mais amplo) do da maioria da população brasileira, alijada dos direitos sociais elementares. A escola, ao assumir o compromisso de ensinar a variedade padrão, não têm em vista eliminar a língua que o aluno da EJA traz de casa, mas prepará-lo para se cominicar com segurança e competência, independentemente de sua origem social.
OBJETIVOS: O presente trabalho tem por objetivo investigar as interferência da variedade não-padrão da Língua Portuguesa em textos acadêmicos produzidos pelos alunos da EJA e até que ponto a falta de domínio da norma culta pode se tornar um fator de exclusão.
PERGUNTAS:
- Como se dá a interferência da norma não padrão da Língua Portuguesa em trabalhos acadêmicos produzidos pelos alunos da EJA?
- Como as desigualdades de acesso à escolarização em idade adequada se refletem no uso da língua?
- O acesso à norma culta eliminaria essa desigualdade?
- Por que alunos da EJA se sentem inferiorizados pelo modo como escrevem?
TIPO DE PESQUISA:
O interesse pelo estudo do corpus selecionado vincula-se à proposta de trabalhar a diversidade de gêneros textuais na sala de aula, com o objetivo de ampliar a competência lingüística do aluno.
Neste trabalho de pesquisa, serão combinados dois tipos de pesquisa:
• pesquisa quantitativa – quanto à freqüência de inadequações linguísticas mais utilizadas; e
• pesquisa bibliográfica – pois será baseado em reflexões sobre o tema em livros e estudos científicos já realizados.
Pretende-se examinar os textos individualmente e, posteriormente, todas as ocorrências serão analisadas no conjunto, de forma que se contate que a prática dessa variante linguística é recorrente.
INSTRUMENTOS DE GERAÇÃO E REGISTRO DE DADOS:
Pretende-se utilizar trabalhos acadêmicos produzidos pelos alunos, pesquisas e questionários. Partindo do paradigma interpretativista, a presente pesquisa não tem como objetivo a busca da certeza nem a generelização absoluta. Ao contrário, pretende-se contribuir com o compromisso da escola, de um modo geral, e da EJA, mais especificamente, de ensinar a variedade padrão. Não tendo em vista eliminar a língua que o aluno traz de casa, mas prepará-lo para se comunicar com segurança e competência, independentemente de sua origem social.
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
] |