VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time ]
Subject: Fatídica e definitivamente o testamento de J.R.B.


Author:
Dante
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 14:57:06 01/13/03 Mon
In reply to: Eduardo Contreiras 's message, "Rosa Beatriz" on 18:52:16 12/05/02 Thu

A polémica instala-se em S. Brás de Alportel e, a julgar pelos e-mails enviados para este fórum, parece estar ao rubro. Uns, de pedra e cal defendendo os seus ideais, não concordam com a publicação do testamento de João Rosa Beatriz. Outros, porém, quaisquer que sejam os seus ideais pretendem, simplesmente, que não apenas a população de S. Brás de Alportel, como todo o Algarve, conheça um pouco melhor a sua história. .
Aqueles que querem defender os seus ideais parecem recear que estes sejam deitados por terra, uma vez que o testamento contraria os mesmos , alegando airosamente não estar em condições de publicação ( e percebe-se, para essas pessoas não estaria nunca ), impedindo a população de S. Brás de conhecer a sua própria história. Dir-se-ia mais, (e provado históricamente desde os primórdios)manter o povo na ignorância é a melhor arma contra eventuais revoltas populares e revela-se a melhor guisa de empregar uma doutrina dogmática, aparentemente forte e enraizada na dita população, escondendo o seu lado frágil e quase arcaico. Onde é que isto já se ouviu? Talvez não seja preciso ir mais longe do que anos anteriores a 1974. O povo afirmou-se como um só e as ideias novas abandonaram a toca húmida e bolorenta da clandestinidade. As correntes foram quebradas e o povo saiu à rua em festejo. Porquê privar o povo que conhecer (conhecer apenas, Sra. Maria do Ó) a sua história? Eis uma pergunta que têm uma resposta única, dogmática, que revela o mais profundo egoísmo: Medo! Medo que o povo saia, mais uma vez, da ignorância e que possa, por uma vez, ter a sua opinião, falar do que conhece e não "quando um burro falar limitar-se a espetar as orelhas" como diz o velho ditado.
Quando aos que tudo fazem para ver este testamento publicado resta-me congratulá-los, por permitirem que o conhecimento venha ao de cima.
Quanto à senhora Maria do Ó, que pretende continuar a ignorar esta personagem, recomenda-se que leia mais jornais de supermercado, talvez estes dêem umas luzes à sua mente obscura!

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
DanteFernando C. Silva01:27:57 01/15/03 Wed
O Dante é infernalBruno Correia09:29:33 01/18/03 Sat


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.