VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456789 ]
Subject: Que Fazer?


Author:
Luís Carvalho
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 22:55:14 07/12/04 Mon

O adversário directo de quem deseja uma alternativa de esquerda ao actual governo é... não o presidente da República mas o actual governo e os partidos de direita que lhe dão corpo.

O governo deixar de ser liderado por Durão Barroso para passar a ser liderado por aquele que era o nº 2 do seu partido é um pormenor. Pois o que interessa verdadeiramente é a política que é aplicada e não uma personalidade.

Que todos esses canhões, que todas essas energias, que toda essa insatisfação com o actual estado de coisas, que neste momento ainda se gastam a bater em Jorge Sampaio, se apontem antes para o verdadeiro adversário e para a construção de uma alternativa.

Essa alternativa... não tenhamos ilusões sobre ela. Perante a correlação de forças entre os partidos do campo centro-esquerda, perante a correlação de forças entre ideologias e classes sociais que impera em Portugal, na Europa e no mundo... essa alternativa não será propriamente de esquerda mas de centro-esquerda.
E terá que assentar num programa claro e moderado, de defesa dos serviços públicos, dos direitos laborais (nomeadamente apostando numa mudança de paradigma de desenvolvimento económico - não mais assente numa mão de obra barata e desqualificada mas na inovação, na qualidade e numa mão de obra mais qualificada (e assim mais forte para defender os seus direitos)... e ainda no aprofundamento da democracia e dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos... Sobre esta matéria creio que vale a pena ler e discutir o post do dirigente do Bloco de Esquerda Daniel Oliveira reproduzido neste fórum (A questão da governabilidade)

Uma alternativa de governo à esquerda nunca será uma panaceia. E pode bem ser insuficiente para concretizar o moderado programa que já mui fugazmente aflorei.
Como já escreveram Karl Marx e F. Engels no Manifesto do Partido Comunista, a revolução será obra da própria classe operária. Quero com isto dizer que é fundamental contrabalançar o peso do capital e das suas associações com um reforço do peso da classe trabalhadora e da cidadania. Passo fundamental para uma alternativa à esquerda é assim apostar no desenvolvimento dos movimentos sociais e da sua autonomia e independência face aos partidos políticos. Particularmente os sindicatos.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: Que Fazer?paulo fidalgo23:13:56 07/12/04 Mon
Re: Que Fazer?João Laveiras23:42:45 07/12/04 Mon
Que Fazer?Jorge Nascimento Fernandes01:02:13 07/13/04 Tue
Re: Que Fazer? Continuar a lutar! Acabar com ingerências!João Lopes01:28:55 07/13/04 Tue


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.