VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456789 ]
Subject: Que Fazer?


Author:
Jorge Nascimento Fernandes
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 01:02:13 07/13/04 Tue
In reply to: Luís Carvalho 's message, "Que Fazer?" on 22:55:14 07/12/04 Mon

Que fazer?

Como esta expressão, que não era de Lenine, mas que ele popularizou, ainda hoje nos desperta o desejo de juntar alguns conceitos e propor algumas linhas de acção!
É evidente que o inimigo principal não é o Jorge Sampaio, mas é bom que não branqueemos a sua acção e a analisemos no contexto das medidas gravosas que dela resultam. Penso, por isso, que ainda é indispensável a sua crítica e denuncia.
Mas falemos agora do futuro da alternativa de esquerda.
Uma das coisa que se verificaram com a vitória da direita nesta crise foi que esta achou, ou os seus comentadores por ela, que era necessário, com a demissão de Ferro Rodrigues, o PS fazer uma inflexão de rumo, abrir, neste momento, o seu espaço ao centro, abandonando quaisquer veleidades de ligação à esquerda. É bem significativo de como esta crise, desencadeada a partir de Belém, contribuiu também para tornar mais difícil uma alternativa de esquerda. Hoje, Helena Roseta, na SIC Notícias, com grande clareza, alertava para isto e para o que se estava a preparar no PS para o levar para o Centro e para as águas mornas do Bloco Central.
Nesse sentido, quando o Luís de Carvalho defende que hoje a alternativa não será de esquerda mas de centro esquerda, eu tremo, porque oiço o som mavioso dos comentadores de direita a tentarem arrastar o PS para o centro.
Que queremos, quando hoje falamos de uma alternativa de esquerda, provavelmente não mais do que aquilo que propõe, simplesmente pôr de acordo, tornar governável essa alternativa é hoje um trabalho hercúleo, pois presentemente as diferentes esquerdas têm objectivos e preocupações eleitorais bastante diferentes. Não me compete a mim, ao falar de alternativa de esquerda, começar a atacar as outras forças, mas a vontade de aproximação é neste momento mínima.
Simplesmente, este desejo de criar uma alternativa de esquerda e de verificar a sua dificuldade, não nos pode impedir de lançar pistas , de caminhar na abertura de novos paradigmas e, nesse sentido, em trabalhos futuros gostaria de abordar estas minhas preocupações.
Assim, e desde já, gostaria de afirmar que Portugal não é uma ilha. Hoje as alternativas à esquerda passam também por aquilo que na Europa se pensa da esquerda, das possibilidades de reversão das situações. Por isso a nossa participação no Partido da Esquerda Europeia, a nossa inserção naquela Europa que caminha para o progresso e para as tentativas de transformação social é tão importante.
Hoje, cada vez mais, o problema não é só a aliança das forças sociais do progresso é igualmente a conquista da hegemonia cultural e ideológica por essas forças. E isto é um trabalho paciente, aquilo a que Gramsci chamava a "guerra de posição".
Por isso, para lá das situações conjunturais, que determinam alterações na correlação de forças, tornando o trabalho mais fácil ou mais difícil consoante os casos, há um trabalho de fundo, paciente, de toupeira, como diria o Zeca Afonso, que progressivamente vá permitindo reverter a nosso favor o domínio cultural e ideológico que a direita, o capitalismo e o imperialismo exercem na sociedade.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: Que Fazer? Continuar a lutar! Acabar com ingerências!João Lopes01:28:55 07/13/04 Tue
    Re: Que Fazer? Continuar a lutar! Acabar com ingerências!José Manuel Faria09:49:39 07/13/04 Tue


    Post a message:
    This forum requires an account to post.
    [ Create Account ]
    [ Login ]
    [ Contact Forum Admin ]


    Forum timezone: GMT+0
    VF Version: 3.00b, ConfDB:
    Before posting please read our privacy policy.
    VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
    Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.