VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456[7]89 ]
Subject: Da soberania do corpo


Author:
Gonçalo Valverde
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 17:45:51 03/19/04 Fri
In reply to: paulo fidalgo 's message, "discordo" on 09:20:24 03/13/04 Sat

Não posso concordar com o argumento da soberania do corpo nesta questão, ou em qualquer outra questão que envolva razões de saúde pública. É certo que não sou médico e como tal um leigo na matéria, mas a argumentação da soberania do corpo parece-me a mim que contradiz o facto de sermos seres sociais, ou seja que vivemos em sociedade. Aliás, se os meus parcos conhecimentos na matéria não me enganam, esta é uma das bases do pensamento marxista.
Ora enquanto seres sociais não nos podemos dissociar do impacto que as nossas acções têm na sociedade em que estamos inseridos, e a aplicação do "principio de soberania do corpo" parece-me entrar em conflito com essa questão. Porque levado ao extremo o argumento da soberania do corpo então seria defensável que a mulher no último dia da gravidez pudesse abortar, o que me parece um contrasenso, pois parece-me que moralmente a diferença entre esse acto e o acto de matar o bebé depois do seu nascimento é minimo. Mesmo
Por outro lado, numa sociedade diferente, em que os cidadãos tivessem toda a informação ao seu dispor sobre métodos contracepcionais, que os mesmos estivessem acessiveis gratuitamente, e que fosse disponibilizada todo o apoio para as mães durante o periodo da gravidez e periodo posterior, não me parece defensável o aborto exceptuando nos casos da existência de impactos para a saúde fisica e ou psiquica da mãe.
Ora a posição transmitida pelo BE (e já anteriormente pelo PSR) é que em qualquer instância o aborto deveria ser uma opção e que o mesmo poderia até ser comparado a um método contracepcional.. pelo menos foi essa a imagem com que fiquei quando vi o famoso cartaz da mão a tapar a vagina, ligando a sexualidade com o aborto, ligação essa que não me parece de todo válida.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: Do Desenvolvimento individual...Luis Blanch12:25:03 03/22/04 Mon


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.