VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 13:19:54 07/07/04 Wed
Author: Luiz, Henrique, Terezinha e Vânia Regina
Subject: TAREFA 14 - Grupo 1 PLE

TAREFA 14 – Grupo 1 – PLE
Luiz Henrique, Terezinha e Vânia

Avaliação de uma prova PLE dada a estudantes americanos em 03/07/2003



Análise:
Analisando a prova de maneira global, vemos que, segundo ALMEIDA FILHO , trata-se de uma avaliação do tipo comunicativo escrito combinado com gramática, própria dos professores cujas carreiras de ensino de língua estrangeira teria se iniciado e desenvolvido na tradição audiolingüística ou nos métodos da gramática e tradução. Não explora textos literários. Tem uma questão que avalia habilidades de compreensão audiovisual e nenhuma que avalia habilidades de conversação. Acreditamos que uma prova oral, visando audição e conversação pode acontecer separadamente de uma prova escrita. Portanto, não consideramos que isso possa ser uma falha na prova analisada.


Questão 1)
Trata-se de uma tarefa que avalia habilidades de compreensão audiovisual, leitura e produção escrita, de forma integrada. Não pudemos fazer uma avaliação mais exata porque não vimos o filme para que pudéssemos fazer um julgamento a respeito do contexto do mesmo , para ver se retrata fatos da vida cotidiana do país da língua alvo.

Questão 2)
A segunda questão parece exigir do aluno que faça inferências que o levem a lembrar de cenas do filme para dar a resposta. O enunciado pareceu-nos confuso, até mesmo para quem tivesse visto o filme. Bem elabora, é uma questão boa no sentido de que trata de diversos tipos de profissões no Brasil ( focaliza os trabalhadores de rua). Mostra a realidade do país da língua alvo, mesmo que não seja a melhor das realidades.

Questão 3)
Leitura de um texto da revista Veja , de 10 de abril de 2002, p.76-77 “ Os provadores profissionais”- a pessoas que recebem salário para beber, comer , escutar música...(Trata da questão de degustar bebidas, comidas, etc.)
Contém duas perguntas relacionadas ao texto jornalístico, do tipo informativo, autêntico. Essa idéia de trabalhar com o texto informativo, extraído de uma revista brasileira é boa. Mas, como não foi informado o nome do autor, pode se tratar de um texto traduzido de uma língua qualquer, que não retrata a língua alvo.
A nosso ver esse texto exige muitas inferências para se dar conta de sua leitura., pressupõem-se que o aluno seja também muito bem preparado para produzir textos em sua própria língua materna(JÚDICE). No caso desse texto e das proposições dadas, o resultado pode não condizer com a realidade do aluno, no que toca a sua suficiência na L2 ou mesmo. Ele pode não acertar a questão porque não sabe mesmo ou porque ele não entendeu o que lhe foi pedido.
Entendemos ser essa uma questão um pouco fora da realidade. ( Notamos que em matéria de profissão, as profissões tratadas nessa prova não são as mais próximas do contexto brasileiro.)
O que reforça nossa crítica a essa questão está fundamentado no texto de JÚDICE, com referência a tarefas avaliatórias: “essas tarefas devem dizer respeito a temas de interesse dos aprendizes e às suas experiências de vida: inscrever-se em contextos de comunicação relevantes; apresentar enunciados que permitam aos aprendizes perceberem claramente seu objetivo.
Com base nisso, podemos dizer que nem o enunciado da letra a nem o da letra b foi bem elaborado e a nosso ver, não permite que o aluno perceba claramente o que pede. O melhor para esse caso, seria escolher outro texto e elaborar outras questões.

Questão 4 :
É uma questão difícil, pois o enunciado é bastante confuso até para brasileiro nato. É uma questão gramatical que pede ao aluno que reescreva os verbos do texto dado como se estivesse contando o que aconteceu no inverno passado na cidade de Belo Horizonte. Trata-se de um texto autêntico, com nome da autora, extraído do Boletim UFMG de 19.06.2003. O texto está todo escrito no pretérito imperfeito ( eram/ trabalhava/ começava/ era/ tinha/ geava/ ficavam/ vinha esquentando/ era ).Lembra um tempo passado (um passado mais remoto) . Passar apenas os verbos para o pretérito perfeito “como se você estivesse contando o que aconteceu no inverno passado na cidade de BH” , deixariam o texto distorcido. Mais coisas teriam que ser mudadas nesse texto para que a narrativa ficasse boa. Acreditamos que esse tipo de atividade deveria ser dada através de textos que não oferecessem oportunidade para esses tipos de confusões. Ela poderia ser melhorada se fosse pedido ao aluno que também substituísse no texto expressões e palavras que indicassem um passado menos distante. Uma opção para uma questão desse tipo seria pedir aos alunos, que após lerem um texto no presente, contassem um fato semelhante ocorrido com ele em algum tempo passado ou contassem uma história qualquer acontecida no dia anterior. .

Bibliografia

ALMEIDA E FILHO, José Carlos P. de . Como avalia um professor que começa a ensinar língua estrangeira num contexto comunicativo. In: Dimensões Comunicativas no ensino de línguas. Campinas,SP : Pontes, 2002
JÚDICE, Norimar. Avaliação: um instrumento de diálogo. In JÚDICE, Norimar. Português/ Língua estrangeira. Niterói: Intertexto, 2000


PREZADA VERA, PREZADA JÚNIA, CAROS COLEGAS

Foi um grande prazer estar com vocês nesta sala virtual de “Dimensões Comunicativas”.

BOAS FÉRIAS PARA TODOS!

Abraços,
Terezinha

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:

[> Re: TAREFA 14 - Grupo 1 PLE -- Vera, 18:51:33 07/14/04 Wed [1]

Parabéns pela tarefa minuciosa e cuidadosa.

Vera

[ Post a Reply to This Message ]
[ Edit | View ]



Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.