VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 10:31:15 07/07/04 Wed
Author: Grupo 1 - PRATUFMG
Subject: Tarefa # 14 Grupo 1 Inglês: Ana, Cláudia, Elisângela(Lis) e Ronaldo

UFMG – Faculdade de Letras
Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas
Professora Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva
Grupo 1 – Inglês:
Ana Cláudia de Sousa, Cláudia Aparecida Rodrigues,
Elisângela Aparecida Xavier e Ronaldo G. M. Rosa
07 de julho de 2004


Tarefa 14 – Coletânea de Análises de Avaliações da Língua Inglesa


Primeira Análise - Nível Básico


A prova é constituída de uma série de exercícios de listening. Uma gravação é executada, contendo a leitura de uma carta, e depois repetida. Os alunos têm de responder os exercícios, assinalando a alternativa correta entre cinco opções (múltipla escolha). Esta parte do teste se constitui de quatro questões.

A segunda parte do teste consiste de uma outra gravação, em que outra carta é lida/narrada, e o aluno deve, de maneira semelhante ao exercício anterior, responder a duas questões de múltipla escolha. Nesta parte há o pequeno acréscimo de uma questão do tipo "marcar a coluna da direita de acordo com a esquerda" e outra de marcar "verdadeiro ou falsa".

Ainda que a prova seja destinada a alunos de nível elementar, apresentando alguns pontos positivos, como o fato de abordar uma habilidade de forma mais específica, creio que ela deixa a desejar no aspecto comunicativo. As questões visam avaliar o listening de forma mais "objetiva" tentando quantificar erros e acertos. Porém, a inclusão de elementos comunicativos em tal avaliação poderia enriquecê-la e possivelmente estimular o aluno com novas atividades.

Sugestões:
· o aluno, após ouvir a(s) carta(s), deve responder, além das perguntas de múltipla escolha, a algumas perguntas também abertas.
· o aluno deve discutir sobre o conteúdo da gravação com um colega, procurando conferir e contrastar o que os dois compreenderam deste conteúdo (essa tarefa pode demandar tempo e organização maiores, e nem sempre ser possível no formato de uma avaliação tradicional)
· o aluno deve dissertar sobre a linguagem usada nessas cartas. Está "correta"? É coloquial, formal, polida, mais literária do que oral?
· o aluno deve redigir uma outra carta, "em resposta" a cada uma do exercício. Assim estará se exercitando na língua, fazendo uso dela dentro de uma instância comunicativa (ler/escrever cartas), combinada com o exercício de listening, buscando-se uma integração das habilidades.



Segunda Análise - Nível Intermediário


Questão:
1) Likes and Dislikes
Write questions (verb like) and give short answers, using the information in the chart below:
Michael Mary Larry
Rock music X
Classical music X X
Jazz X X
Country music X X
Folk music X

a) Michael/rock music _____________________________? ______________
b) Larry/country music ____________________________? ______________
c) Mary/jazz ____________________________________? ______________
d) Mary/folk music _______________________________? ______________
e) Larry and Mary/jazz ____________________________? ______________

Análise:
Esta questão apresenta um bom argumento em se tratando de aspectos criativos, o que pode contribuir bastante para o aprendizado do aluno. Mas a mesma poderia ser melhor utilizada dando uma ênfase comunicativa ao processo de avaliação. Para tal, o professor poderia adaptar a mesma e usá-la como atividade oral em que os alunos falariam ou dariam suas opiniões no próprio momento da aula.


Questão:
2) Listening Task
Complete the form listening a recording speech:
Last Name:_______________________________________________
First Name: ______________________________________________
( ) Mr. ( ) Mrs. ( ) Miss.
Address: ________________________________________________
Post Code: ______________________________________________
Phone: __________________________________________________
Age: ___________________________________________________

Análise:
Esta atividade é um bom exemplo de atividade de listening, cabendo apenas a consideração de que para este tipo de avaliação, o professor precisa delimitar com precisão quais são os objetivos esperados na realização do teste, e ainda, reforçar que o listening utilizado seja fiel ao acento lingüístico ao qual os alunos estão expostos ao longo do curso em sala de aula.


Questão:
3) Complete the sentences. Use a possessive adjective or a possessive pronoun.
a) I´m not wearing Ana´s sweater. _____ is much smaller.
b) Are these _____ your glasses? No, I don´t wear glasses.
c) Does this house belong to John and Joan? Yes, it´s _____.
d) Is this Mr. Gilman´s office? No, _____ office is in the next block.
e) This is not _____ classroom. You and I have to look for _____.
f) Is the computer supposed to provide these answers? Yes, it´s _____job.

Análise:
Esta atividade apresenta um tipo completamente não comunicativo de avaliação, onde o que interessa é o registro de aspectos gramaticais isolados. Para melhorar esta atividade o professor precisa propor discussões onde os alunos teriam oportunidades reais de fazer uso da língua. A contextualização é o recurso fundamental para propor atividades deste tipo.




Terceira Análise - Nível Intermediário-Avançado


O teste apresentava os seguintes conteúdos: Indirect questions, Polite requests, Agreement, Disagreement, Ing-form x Infinitive form.

O teste foi dividido em duas seções: Grammar, contendo as seguintes questões:

a) Re-write the questions below in order to make direct questions – para cada questão já havia uma expressão inicial previamente estabelecida, fato que direcionava a avaliação para um item mais específico. No entanto, esta especialização da resposta também tornava a questão bastante óbvia, não permitindo avaliar se o estudante compreendia, de fato, a diferença implícita na escolha do uso entre as formas direta e indireta. Uma solução possível, para avaliar comunicativamente, seria pedir ao estudante que completasse um diálogo, optando por uma e outra forma, de acordo com o contexto. Gravuras seriam bem vindas.

b) Change these questions into polite requests for information – o aluno recebia uma pergunta feita de forma direta, devendo, portanto, reformulá-la. Considerando que, além de avaliar se o aluno sabe reformular a pergunta, seria necessário saber se o aluno saberia fazê-lo dentro de um contexto comunicativo, parece-me interessante apresentar ao aluno uma situação onde perguntas feitas de forma inadequada causassem transtornos (uma estória em
quadrinhos seria bem divertido), solicitando que ele identificasse os erros de comunicação, apontando também soluções para estes.

c) Agree and Disagree with the following statements – O aluno deveria apenas apresentar a forma concordante e discordante. Considerando o item avaliado, parece pertinente o uso do exercício de forma específica.

d) Delete the incorrect verb form – O aluno deveria escolher entre o uso de ING-form e Infinitive form (e.g. Do you remember meeting / to meet her last year?). Faço duas objeções quanto a esta questão: selecionar o incorreto tende, às vezes, a memorização da forma errada; e, escolher entre duas formas já prontas não que dizer que o aluno saiba usá-las, pois,
ou ele pode acertar apenas intuitivamente (o que seria ótimo), ou ainda por sorte. A solução seria o uso de questões como a apresentada a seguir.

e) Complete the story using the correct form of the verbs in the box – O aluno completar os espaços em branco, selecionando o verbo e sua forma correta a partir do contexto fornecido pela própria estória.

A segunda parte da prova foi destinada à habilidade da leitura (Reading). O aluno deveria reordenar uma série de orações, a fim de organizar corretamente os eventos da estória. A partir desta tarefa, seriam avaliadas o nível de compreensão da leitura como um todo, o grau de inferência, e ainda, alguns problemas relacionados ao vocabulário ( possíveis erros gerados por desconhecimentos de uma palavra ou outra).





Referências:


TUSSI, R. C. Avaliação, estilos e aprendizagem em língua estrangeira. IN: STURN, L. e ARAÚJO, D.D. Século XXI: um novo olhar sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2002. p. 19 a 49

LOPES, C.R. Avaliação comunicativa de línguas: uma análise de testes escritos. IN: MELLO, H.A.B. e DALACORTE, M.C.F.A sala de aula de língua estrangeira. Goiânia: Editora UFG, 2000. p.111-122

ALMEIDA FILHO, J.C.P. Dimensões comunicativas do ensino de línguas. Campinas: Pontes, 1993. ( cap. VIII, p.67-75)

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Replies:

[> Re: Tarefa # 14 Grupo 1 Inglês: Ana, Cláudia, Elisângela(Lis) e Ronaldo -- Vera, 19:23:06 07/14/04 Wed [1]

Vocês fizeram uma boa análise e apresentaram sugestões adequadas. Muito bom.

Vera

[ Post a Reply to This Message ]
[ Edit | View ]



Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.