VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678[9] ]
Subject: A Independência dos media


Author:
Jorge Nascimento Fernandes
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 22/07/04 12:26
In reply to: Gonçalo Valverde 's message, "Re: A esquerda e os media" on 21/07/04 18:38

A Independência dos media

Aquilo para que pretendi chamar a atenção no meu texto, e que é a posição oficial do PCP e de alguns dos intervenientes neste fórum, é de que aquele partido não tem tão “boa imprensa” como o Bloco de Esquerda, porque este é muito menos “revolucionário” do que o PCP e em última análise porque é um partido vendido ao sistema e de que este se serve para atacar os comunistas. É evidente que há um “a priori” ideológico nesta posição, mas que encontra suporte justificativo na atitude dos media, aplicando aquilo que eu denomino um marxismo vulgar ou mecanicista.
Ainda, na entrevista de Carvalhas a Judite de Sousa este justifica os "menos bons" resultados do PCP e os bons do Bloco nas últimas eleições europeias com a “má ou boa imprensa” que cada um teve.
É isto que eu critico, e fundamento as minhas afirmações na maneira com que um e outro partido encaram o contacto com os media, que no fundo corresponde à maneira como pretendem actuar na sociedade. E sobre isto poderíamos travar aqui uma outra discussão, que provavelmente seria bastante interessante, mas que levaria a pôr-nos todos à pancada, mesmo que fosse por interpostas pessoas.
É evidente que o problema do domínio dos media e da sedução ideológica que estabelecem com o público, a hegemonia cultural e ideológica que permitem que as classes dominantes estabeleçam na sociedade é um outro facto, que tem sido denunciado por muitos estudiosos destas questões, que tem que ser encarado pela esquerda como uma das suas principais linhas de actuação política. Mas este facto, que é real, não nos pode levar a simplificar tanto a questão que a “boa ou má imprensa” que cada partido tenha seja o reflexo imediato das suas posições mais ou menos “revolucionárias”. É pois isto que eu quero dizer.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: A Independência dos mediaLuís Carvalho22/07/04 23:50
Re: A Independência dos mediaGonçalo Valverde27/07/04 7:47


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.