VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 11:04:04 12/05/04 Sun
Author: José Euríalo
Subject: Re: Crítica ao pré-projeto do José
In reply to: Junia Braga 's message, "Re: Crítica ao pré-projeto do José" on 05:44:14 12/01/04 Wed

Júnia, Profª Vera Menezes e colegas:

Pretendo, sim (como já informei antes), corrigir algumas coisas no meu pré-projeto (a colega Marisa, a Júnia e a Rosalva me apresentaram boas sugestões e correções!), e espero ainda contar com a colaboração dos(as) colegas.

Envio-lhes, agora, algumas informações sobre algumas das atividades que pretendo propor em meu projeto final (não necessariamente na ordem apresentada abaixo), visando ao desenvolvimento de autonomia na aprendizagem de língua estrangeira (Inglês):

BIOGRAFIA OU AUTOBIOGRAFIA - Uma atividade possível, dentro ou fora da sala de aula, de médio prazo, vinculando habilidades de leitura, escrita, fala e audição, é a de elaboração de uma autobiografia ou de biografia de alguém que atua na escola, na casa do(a) aluno(a), no seu bairro ou na sua cidade. Os(as) alunos(as) poderiam ser incentivados à realização de entrevistas e à escrita de texto para ser lido em sala de aula e/ou num evento especial da escola, para ser publicado em jornalzinho escolar, etc.

------------------------------------------------------------

JORNALZINHO ESCOLAR - Outra atividade que normalmente interessa a adolescentes é a elaboração de jornalzinho escolar, para veiculação de notícias internas, entrevistas com professores(as) e outros profissionais da escola ou da comunidade próxima (incluindo pais de alunos(as)), de piadas, de pequenos anúncios, de textos de alunos, etc. Esse jornalzinho, escrito num outro idioma, poderia ser elemento adicional para fomentar a autonomia no aprendizado de uma língua estrangeira.

------------------------------------------------------------

CAÇA AO TESOURO - A turma pode ser dividida em grupos, considerando-se vencedor aquele que executar todas as tarefas e encontrar o “tesouro” da caçada pedagógica proposta. Esse tesouro poderá ser uma caixa de bombons, cadernos, livros, etc., e essa competição poderá contribuir para o desenvolvimento de competências de leitura e compreensão de textos em língua estrangeira, com o uso de dicionários, se necessário.

O(a) professor(a) escreve vários pequenos textos, com base no conteúdo gramatical ou vocabular que foi e/ou está sendo contemplado em sala de aula, com pistas. Algumas delas serão entregues aos alunos; outras deverão ser escondidas no ambiente escolar; outras serão entregues a professores e outros profissionais da escola. Lendo as pistas entregues a eles/elas, os(as) alunos deverão procurar o “tesouro”, montando o “mapa” virtual com as pistas que têm em mãos, com as que conseguirem localizar e aquelas conseguidas junto a funcionários(as) da escola. Alguns desses(as) funcionários(as) pedirão algo escrito (como uma “senha”, a ser escrita na hora, sobre um tópico definido pelo(a) professor(a)), para entrega das pistas que têm. Essa “senha” poderá ser relativa à língua inglesa ou a outra disciplina (se for fornecida por professor(a) de outra disciplina), mas o pedido escrito será em Inglês.

Ao final da atividade, os grupos deverão relatar, oralmente e por escrito, em Inglês, o que fizeram para alcançar o objetivo e a razão de terem vencido ou de não terem conseguido chegar até o “tesouro”.

------------------------------------------------------------

PESQUISA DE MERCADO – Após uma aula sobre compras, os(as) alunos(as) que têm interesse em praticar o que aprenderam recebem uma lista de itens a serem comprados, toda elaborada em Inglês, com limitações quando a preços específicos de alguns itens e quanto ao valor total da compra. De posse desta lista, eles(elas) devem ir às lojas de sua preferência para averiguar e anotar a disponibilidade, os modelos, as marcas, os tamanhos, as cores, as formas de embalagem, os preços e as condições de pagamento de pelo menos 80% dos itens, fazendo anotações, em Inglês, que possibilitem a tomada de decisão sobre a compra ficcional, a ser feita por um(a) colega que se disponha a fazê-la, informando o sua decisão e a razão de decidir comprar ou não comprar os itens. (Tanto a lista de preços e informações complementares como a tomada de decisão sobre a compra e sua justificativa devem ser entregues ao(à) professor(a), antes de uma apresentação oral para toda a classe, que pode ser negociada entre os(as) alunos(as) envolvidos(as)).

------------------------------------------------------------

SHOPPING - Uma forma de oportunizar utilização do conhecimento da língua inglesa em situação similar à real, é fazer com que os(as) alunos(as), após uma aula na qual possam assistir a um vídeo sobre compras, aprender sobre usos de verbos e pronomes, discutam entre si e escrevam o que aprenderam. A partir daí, sugerir que montem diálogos nos quais os(as) envolvidos(as) pedem informações sobre tamanhos, tipos, cores, qualidade, modelos e marcas de artigos à venda, seus preços e condições de pagamento, estabelecendo conversação em duplas.

Em seguida, as duplas recortam esses diálogos em pequenas tiras de papel, misturando essas tiras, de forma a fazer com que se tornem como um quebra-cabeça, a ser montando por outra dupla. Nesse caso, o(a) professor(a) deve deixar claro que não haverá somente uma resposta certa para as questões, nem uma ordem necessariamente certa de apresentação das partes do texto, mas que os textos devem ser coerentes, fazer sentido para toda a classe.

Uma terceira fase dessa atividade pode ser a ida, real, a um shopping ou a uma loja de departamentos onde haja atendentes com domínio da língua inglesa, para que os(as) alunos(as) possam praticar o que aprenderam... Enquanto uma dupla fala com o(a) atendente, as outras prestam atenção. O(a) professor não deve avaliar a “performance” dos alunos, já que o objetivo, nesta fase, é a comunicação. Posteriormente, em sala de aula, os(as) alunos(as) devem se auto-avaliar e avaliar a validade, os prós e os contras da atividade desenvolvida.

Uma variante para essa atividade pode envolver a ida a um hotel de classe que tem atendente que fala Inglês, ou a um serviço de atendimento a turistas (central de informações turísticas), por exemplo.

-----------------------------------------------------------

CORRESPONDÊNCIA - Ao ministrar aula sobre meios de comunicação, uso de língua estrangeira escrita e gêneros textuais, solicitar aos(às) alunos(as) que escrevam cartas sobre sua vida, seu dia-a-dia, sua cidade, sua família, seus hobbies e interesses, para serem lidas e revisadas por um(a) colega de classe e, posteriormente, por um(a) eventual correspondente estrangeiro(a). Após avaliação dos textos escritos, incentivar os(as) alunos(as) a entrarem em contato com estrangeiros, via carta manuscrita, ressaltando a importância e as peculiaridades desse tipo de contato e seu potencial didático-pedagógico para a aprendizagem de Inglês, da cultura de outros povos, do mundo, da vida.

------------------------------------------------------------

No projeto, pretendo recomendar que os(as) professores(as), durante as aulas que sejam voltadas ao desenvolvimento da autonomia dos(as) aprendizes, preparem bem suas aulas; minimizem o seu tempo de fala e busquem maximizar o tempo de fala de seus(suas) alunos(as); usem gestos, mímica, etc., quando necessário; não tenham medo de muito silêncio, nem de muito barulho (mas também não percam o ‘controle’ da turma); variem seus papéis, voz, rotinas, dinâmicas de grupo, atividades, etc.; nunca façam o que um(a) aluno(a), parte da classe ou toda ela possa fazer; leve dicionários, papel, giz, etc. para a sala de aula; sejam objetivos e claros; busquem informações sobre o que os(as) alunos(as) consideram interessante aprender; ensinem a língua, e não apenas sobre a língua; evitem corrigir alunos(as) durante práticas que visem à fluência; incentivem trabalhos individuais e em grupo; adotem “peer teaching”, etc.

Saliento que detalhamentos dessas e de outras atividades e exercícios (a serem desenvolvidas(os) dentro e fora da sala de aula, com e sem a participação do(a) professor(a)) serão apresentados no projeto final e que críticas e sugestões de alterações serão, naturalmente, muito bem-vindas!

Obrigado,

José.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.