VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 07:55:43 11/08/04 Mon
Author: Cláudia Natividade
Subject: resumo 12

TANNEN, Deborah. The Relativity of Linguistics Strategies: Rethinking Power and Solidarity in Gender and Dominance – Gender and Dominance, New York, Oxford. Oxford University, Press, 1994

Poder e solidariedade são essenciais para entender o gênero nos discursos. O poder supõe uma relação assimétrica e solidariedade uma relação simétrica. Os discursos só podem ser entendidos porque há uma bagagem cultural que nos permite interpretar e utilizar a linguagem, porém as estratégias lingüísticas são muito diversas. Elas podem significar poder e solidariedade (ambigüidade) e podem também significar ambos (polissemia).
Estratégias lingüísticas:
Não diretividade – Lakoff (1975) observa que as mulheres têm tendência a serem indiretas nas suas demandas, estratégias claramente desenvolvidas por causa da socialização e não é encontrada em todas as culturas indiscriminadamente, portanto não pode ser considerada como subordinação e também porque pode ser utilizada no contexto de poder e solidariedade.
Interrupção – não foi encontrado nenhum padrão claro para interrupções de homens e mulheres. Obviamente se um falante interrompe o outro repetidamente há um contexto de poder e, se há tomadas de turno simétricas, há solidariedade, contudo é preciso levar em conta o contexto e o motivo da interação.
Silêncio versus instabilidade – o silêncio não é sinal forte de falta de poder e a interação é que definirá o que está em jogo. Isto também pode ter relação mais com estilo conversacional do que com intenção conversacional.
Abertura de tópico – propor novos tópicos em uma conversação não tem relação direta com poder ou solidariedade e depende novamente do contexto e do estilo conversacional.
Conflito e agressão verbal – Estas estratégias são mais utilizadas por meninos do que por meninas e vivenciadas como formas de aproximação do grupo. A briga é uma forma de interação entre os meninos e entre meninas a cooperação é mais vivenciada.
Conclusão: A interseção entre linguagem e gênero nos permite analisar quanto de poder e solidariedade há nos discursos, mas não há uma ligação direta de padrões conversacionais. É preciso considerar o contexto e os estilos conversacionais

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.