VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 14:51:08 11/22/04 Mon
Author: Sara
Subject: resumo 14

CAMERON, Deborah. Verbal hygiene for women: Linguistics misapplied? Applied Linguistics. Oxford. vol. 15, n. 4, p.382-398, dez. 1994.


Nesse artigo de Deborah Cameron, ela comenta sobre as diferenças conversacionais entre homens e mulheres, enfatizando a habilidade feminina de se expressar em público ou em ambientes mais restritos. A autora ressalta algumas teorias sobre a comunicação pessoal e profissional da mulher. Para trabalhar essa teoria, a autora utilizou recursos como entrevistas, textos, e também citou outros autores como Lackoff, Brown e Levinson, Tannen, entre outros.
De acordo com Cameron, a linguagem deve ser aprimorada, e esse esforço de transformar a linguagem em uma prática mais eficiente, é denominado por ela de “Higiene Verbal”. Para ela, existem formas melhores e mais polidas de utilizar a linguagem, tanto na estética, como na forma e eficiência. E é esperado que, com a prática, elas sejam desenvolvidas e utilizadas. Um dos objetivos da autora nesse trabalho é abordar esses pressupostos que envolvem a prática do uso adequado da linguagem.
De acordo com a autora, “...existem formas funcionais, estéticas e morais preferível que outras”(p.383). Desta forma, a autora desenvolve alguns outros aspectos sobre higiene verbal. Durante o texto, a autora ainda critica algumas pesquisas realizadas, e cometa sobre estudos anteriores. Segundo ela, o treinamento realizado com mulheres para aprimorar a comunicação feminina, pode ser não ser eficaz, pois não se pode afirmar que a comunicação das mulheres, de forma geral, é inadequado.
A autora, após fazer um pequeno apanhado geral de dados sobre a trajetória da mulher na história, afirma que muitas habilidades comunicativas das mulheres, não deveriam ser atribuídas a elas como um grupo. E segundo a autora, algumas pesquisas apontavam a forma “feminina” das mulheres de falar, como ineficiente, tento como referência alguns lugares, tanto públicos como profissionais. Para essas pesquisas, as mulheres que se comunicavam de forma diferente da esperada, de forma mais direta, poderiam ser consideradas menos femininas.
Segundo a autora, alguns estudos ainda se baseiam em um grupo homogêneo, que enquadra homens e mulheres. Esse tipo de trabalho que avalia as falas de mulheres seguindo padrões para homens, podem ser considerados preconceituosos e inválidos.
A autora ainda comenta que esse tipo de generalização pode ser considerado mais como estereótipos simplistas, e não como trabalhos empíricos. Segundo Cameron, esse tipo de estudo preconceituoso, prejudicar a sociedade gerando mais desigualdade.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.