VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

24/01/25 0:31:41Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: Re: O círculo vicioso


Author:
Gonçalo Valverde
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 28/02/05 15:13:39
In reply to: observador curioso 's message, "Re: O círculo vicioso" on 27/02/05 18:10:52

Porque as relações de produção do século XXI são muitos diferentes - qualitativamente diferentes -das do século XIX

Qualitativamente diferentes em que aspecto? Não continua a existir uma separação entre os que controlam os meios de produção e aqueles que vivem da sua força de trabalho? Não significa a aposta na chamada "propriedade intelectual" uma forma de prolongar esse mesmo controle sobre outros meios de produção?
É que ao menos o Fernando Redondo propoem uma interpretação diferente sobre as relações de produção, não se limitando a dizer que as relações de produção se modificaram (embora eu discorde dessa interpretação, mas isso é assunto para outra discussão)


e porque a classe social revolucionária deixou há muito de ser a classe operária.

Mas não continuará a ser o proletariado? (independentemente do facto de o mesmo ser essencialmente operário ou não?). Ou seja, não é o factor relevante que o torna numa classe revolucionário o facto de não deter os meios de produção e como tal nada ter a perder com essa mesma revolução?

Não será na Europa ocidental que as grandes convulsões sociais se iniciarão. O relativo bem estar social patrocinado pelos estados providência impede-o.

Os mesmos estados providencia que estão a ser desmantelados por essa Europa (e não só) fora? Não terá sido a social-democracia também uma das grandes derrotadas com o fim do chamado bloco de leste? Não se tem visto um avanço a passo largo do neo-liberalismo agora que se deixa de justificar um modelo com uma visão mais social?

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: O círculo viciosoCínico em Pessoa28/02/05 16:04:32


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.