VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 1234 ]


[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Date Posted: 14:29:45 05/30/05 Mon
Author: Rita
Subject: semana 13-

LARSEN-FREEMAN, D. Second language acquisition research: staking out the territory. In: SILBERSTEIN, S. (Ed.). State of the art TESOL essays. Bloomington, Illinois: TESOL, 1993. p.133-168

Larsen-Freeman faz um repasso histórico sobre a evolução da pesquisa no campo da SLA. Inicia seu texto relatando a grande mudança e quebra de paradigma que houve em relação a forma com o “erro” era tratado e visto no campo da SLA. Larsen Freeman dscreve, então, como o erro, que até então, era encarado como algo danoso e que deveria ser evitado, passou a ser percebido como sinal de desenvolvimento da aprendizagem, uma vez que as pesquisas começaram a mostrar que muitos dos erros que os aprendizes de L2 cometiam, eram os mesmos encontrados na fala do falante nativo quando começava a aprender sua L2.
A partir da mudança de paradigma em relação ao “erro” surge uma outra área de pesquisa em LA: a análise do discurso cujo foco era o tipo de insumo lingüístico que o aprendiz produzia. Esse novo interesse fez surgir as pesquisas sobre interlíngua, atos de fala e a interação entre aprendizes.
Segundo larsen-Freeman não só as pesqusas evoluiam e modificavam-se em relação ao seu objeto de estudo , mas também ocorria uma fragmentação nas teorias de SLA que de acordo com a visão que têm e detêm sobre a natureza da língua podem ser dividas em três grupos distintos: ambientalistas, interacionistas e nativistas. Neste ponto do texto a autora aborda diversos fatores que influenciam no processo de aprendizagem tais como idade, personalidade, motivação, estratégias de aprendizagem, personalidade.
Embora tenha apontado diversos fatores que influenciam na aprendizagem de uma LE, Larsen-Freeman defende a idéia de que a aprendizagem de uma LE é um fenômeno complexo constituído da ação e interação de inúmeros fatores. A autora, então, fecha seu artigo com dez questões,listadas a baixo, relacionadas a aprendizagem de uma LE, e que em sua opinião, deveria ser de conhecimento dos professores.

1)O processo de aprendizagem é complexo
2) processo é gradual
3) o processo não é linear
4)o processo é dinâmico
5)Os aprendizes aprendem quando eles estão prontos para tal
6)Os aprendizes se baseiam no conhecimento que eles tem
7)Para a maioria dos adultos , domínio completo da L2 pode ser impossível.
8)Existe um agrande variação entre os aprendizes de uma L2
9) A aprendizagem de uma língua é um fenômeno social.
10) as pesquisas ainda não conseguiram demonstrar qual o papel da evidencia negativa em ajudar os aprendizes a rejeitar as hipóteses erradas de uso da língua.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT-8
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.