VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

19/09/24 2:57:05Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456789 ]
Subject: Um lindo destino


Author:
Vasco Pulido Valente
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 2/05/05 13:09:29

Um lindo destino

Vasco Pulido Valente, Público, 1/05/05

O Bloco de Esquerda começou por ser um grupo excursionista em que entrava uma certa gente que odiava o PC e que não tinha entrado no PS, melancólica e humilde, quando a ideia de “revolução” perdeu qualquer respeitabilidade ideológica.

O trotskismo e o leninismo tinham passado a outro mundo e era preciso inventar qualquer coisa nova. Ninguém sabia muito bem o quê.

Mas, felizmente para o Bloco, o governo de Guterres abriu um caminho compensador e fácil. Um PS maioritário, moderado e coagido a conviver com o catolicismo do chefe, criava uma incomodidade de raiz, que a esquerda não iria tolerar indefinidamente. E, como no PS a revolta ficou pelo resmungo, apareceu o Bloco para anunciar o regresso à “pureza” de um “socialismo autêntico”.

O “socialismo autêntico” não trazia novidade nenhuma, excepto a de insistir no que Guterres se recusava a defender: no aborto, na união de facto, no casamento de homossexuais. Claro que o “socialismo”, “autêntico” ou não, nunca se pronunciara sobre nada disto. Mas tudo isto “fracturava”. Mais precisamente, fracturava o eleitorado do PS e fracturava a sociedade.

O Bloco à superfície parecia moderno e, melhor ainda, anti-regime. O estilo, de resto, ajudou muito, da maneira de vestir deliberadamente casual (e manifestamente cara) ao tom predicativo de Louçã e Portas.

Por ironia, as relíquias da “revolução” e do marxismo, conseguiam emergir como a “nova esquerda”. Uma esquerda fresca, despretensiosa, sem hierarquia e com um indomável fervor evangélico. Os partidos tresandavam a hipocrisia, o Bloco suava sinceridade.

Vieram os votos, vieram os deputados, veio o poder e o que é que sucedeu? O Bloco descobriu em si, como o PP de Portas (Paulo), a ambição de governar.

No próximo congresso tenciona eleger um chefe (Louçã, evidentemente), com o título, por enquanto envergonhado, de “coordenador da comissão política” e declarar solenemente que se considera uma “alternativa”.

“Para o país”, calculem. Lá dentro até já há uma “base” que se queixa do “estreito círculo” dos “notáveis”, como compete a um partido decente; uma esquerda e uma direita; e mesmo o desejo, muito humano, de expulsar os militantes que por qualquer razão se tornem incómodos.

Perfeito. Com um pequeno rsforço o BE acaba com certeza por se transformar num PS em miniatura e por se aliar com ele em 2009. É um destino, por assim dizer, lindo,

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: Um lindo destinovisitante. 2/05/05 13:12:18
Re: Um lindo destinoFernando 2/05/05 15:57:27
Re: Um lindo destinovisitante muitíssimo divertido 3/05/05 8:54:38


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.