VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

15/11/24 9:55:33Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456789 ]
Subject: Re: "Ante a ausência de opiniões próprias (...) os companheiros optam por (...) críticas de estilo"


Author:
Lusa
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 7/05/05 15:52:06
In reply to: Manuel Agostinho Magalhães 's message, "Bloco convencional" on 7/05/05 13:23:29

BE/Convenção: Miguel Portas recusa críticas internas de falta de democracia

Lisboa, 07 Mai (Lusa) - O dirigente do Bloco de Esquerda Miguel Portas admitiu hoje a necessidade de "melhorar o trabalho de direcção", mas recusou as críticas internas de falta de democracia no partido.

Numa intervenção para apresentar a moção "O Bloco como alternativa socialista", proposta pela actual direcção, à IV Convenção Nacional do BE, que decorre em Lisboa, Miguel Portas atacou os objectivos da moção alternativa, dizendo não perceber a linha proposta pelos opositores internos.

"Precisamos de melhorar o trabalho de direcção. Mas nada disto se pode fazer olhando para o umbigo. (...) O Bloco tem os mecanismos de democracia que garantem a mudança de direcções e orientações, se essa for a vontade colectiva.

É por isso, no mínimo, estranha a visão do bloco que sugerem os companheiros da segunda moção", afirmou.

"Que há, e cito, os iluminados e os de baixo, os influentes e os que colam cartazes, os deslumbrados com o poder e as bases (...) Esta crítica é vulgar ouvir nos partidos da alternância", criticou.

Miguel Portas chegou a comparar os subscritores da moção alternativa ao ex-primeiro-ministro Pedro Santana Lopes.

"Ante a ausência de opiniões próprias sobre a linha política que temos seguido, os companheiros optam por uma espécie de visão, revista e ampliada, das críticas de estilo. Como aquelas a que tantas vezes recorreu Santana Lopes, sempre que tenta instrumentalizar as bases em proveito próprio", disse, recusando que tal visão se aplique ao BE.

Assumindo que "crescer é a palavra de ordem" na nova fase da vida política do BE, Miguel Portas destacou as diferenças que na sua opinião separam o Bloco do PCP.

"A nossa diferença com o PCP respeita ao valor intrínseco da democracia e do pluralismo (...) O controleirismo, o aparelhismo e a ideia de que os movimentos são correias de transmissão do partido, sufocam os votantes, sectarizam os activistas e limitam a amplitude das mobilizações", disse.

A diferença com o PS, acrescentou, "respeita à coragem para romper com as políticas liberais que liquidam os direitos sociais, transformam a saúde e a educação num negócio e fazem do trabalho uma variável dependente da economia".
SF.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: "Ante a ausência de opiniões próprias (...) os companheiros optam por (...) críticas de estilo"João Luís 7/05/05 16:17:16


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.