Subject: Re: "começar as raízes populares de uma massa socialista que disputa uma maioria socialista" |
Author:
Lusa
|
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
Date Posted: 7/05/05 22:04:53
In reply to:
Lusa
's message, "Moção subscrita por Francisco Louçã aprovada sem votos contra" on 7/05/05 22:00:35
BE/Convenção: Pluralidade ideológica vai manter-se, diz Francisco Louçã
Lisboa, 07 Mai (Lusa) - O dirigente do Bloco de Esquerda Francisco Louçã assegurou hoje que o BE vai manter a pluralidade ideológica como "código genético" e assumir-se como alternativa ao Governo, na IV Convenção Nacional do partido.
"Defendemos o Bloco como um partido moderno, do século XXI, que reconhece o pluralismo como força, como identificação do nosso código genético. Foi assim que começámos e tínhamos razão", afirmou Francisco Louçã, respondendo aos críticos internos que acusaram a direcção de falta de democracia interna e de definição ideológica.
Francisco Louçã frisou que o BE "é o único partido político em Portugal que defende e concretiza o direito de tendência e publica todas as contribuições para o debate sem censura", afirmou.
Louçã, a quem coube fazer as alegações finais em defesa da moção "O Bloco como alternativa socialista", fixou como objectivo "construir uma corrente política alternativa ao Governo" do PS e "começar as raízes populares de uma massa socialista que disputa uma maioria socialista".
"Somos e continuaremos a ser uma alternativa ao Partido Socialista. É preciso uma esquerda plural, uma corrente socialista disputando a liderança", afirmou.
Quanto à integração do BE no Partido da Esquerda Europeia, Louçã argumentou que "é necessária uma rede de mobilização contra a constituição europeia" e adiantou que vai propor ao PEE a criação de uma comissão de deputados europeus "para poder suportar a luta contra a guerra e pela saída da NATO".
Sobre a estratégia para as autárquicas de Outubro, Francisco Louçã reiterou o desafiou feito de manhã por Miguel Portas e pelo deputado regional na Madeira Paulo Martins ao PS e ao PCP para uma frente eleitoral de esquerda que "permita uma respiração democrática" na região, derrotando o PSD no Funchal.
Louçã anunciou aos delegados que as comissões concelhias de Gondomar e da Amadora aprovaram respectivamente os nomes do renovador comunista João Semedo e da jornalista Diana Andringa para encabeçar as listas do Bloco de Esquerda às autárquicas naqueles municípios.
Louçã dirigiu igualmente um convite ao advogado José Sá Fernandes para liderar a lista do BE às eleições para a câmara de Lisboa.
SF.
Lusa/Fim
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
| |