VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

20/01/25 20:48:43Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456789 ]
Subject: Re: A Revolução de Outubro, o Tratado de Brest-Litovsk e a intervenção militar imperialista


Author:
Para que nunca mais aconteça o fascismo
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 8/05/05 13:37:48
In reply to: Carlos Carvalhas 's message, "foram os comunistas dos primeiros a levantar-se na luta contra o fascismo" on 7/05/05 9:09:37

A Revolução de Outubro, o Tratado de Brest-Litovsk e a intervenção militar imperialista contra o poder soviético

Para que nunca mais aconteça o fascismo, Editorial Avante, 1996 (páginas. 24 e 25)

Com a tomada do Poder pela classe operária na Rússia, em Outubro de 1917, deu-se o mais importante acontecimento deste século.

A Revolução de Outubro é um marco na História da Humanidade e representa o início da materialização das ideias dos fundadores do comunismo científico – Marx e Engels.

O carácter proletário do Estado soviético trouxe-lhe obviamente a inimizade de todos os governos capitalistas, inimizade essa que se revelou através da agressão militar, da hostilidade e do bloqueio económico.

Contudo, com enormes dificuldades e sacrifícios, a Rússia soviética conseguiu vencer todos os seus inimigos externos e internos. Iniciou-se então a reconstrução de um país devastado e espoliado, tarefa essa que foi realizada com êxito, apesar do isolamento a que fora votada pelas potências imperialistas.

No início dos anos 30 a União Soviética era um Estado reconhecido apenas por uma parte da comunidade internacional apesar da solidariedade e simpatia com que contava da classe operária de todo o mundo. A burguesia internacional e os seus governos continuavam a alimentar esperanças de que o primeiro país socialista do mundo pudesse ser abatido.

A defesa e consolidação do poder soviético implicaram pesadas perdas territoriais: a Lituânia, a Estónia, a Letónia, a Bielorrúsia e a parte ocidental da Ucrânia ficaram sob ocupação alemã.

Em Março de 1918, as forças armadas de Inglaterra, França e EUA desembarcaram em Murmansk e Arcangel e ocupam a região do Norte. Em Abril, as tropas do Japão (e dos EUA) desembarcam em Vladivostok e começam a ocupar o Extremo Oriente. A Ásia Central e a Transcaucásia são invadidas pela Grã-Bretanha. Baku é tomada.

A Alemanha, ainda ontem em guerra com as potências da Entente, alia-se-lhes no combate contra o poder soviético. Viola os compromissos de Brest-Litovsk, apodera-se da Finlândia, ocupa os países bálticos, a Bielorrússia e a Ucrânia. Tropas turcas, romenas, gregas e outras desembarcam no litoral do mar Negro (Odessa, Sebastopol, etc.).

Na luta armada contra o país dos sovietes tomam parte 14 Estados. Três quartos do território e 60% da população soviética chegaram a estar sob o terror branco e a ocupação estrangeira. Só com a libertação do Extremo Oriente, em Outubro de 1922, e o abandono dos agressores japoneses, ficou o território soviético livre de guardas brancos e intervencionistas.

Na Grã-Bretanha, Churchill, então influente ministro inglês, tinha apelado para “estrangular o comunismo no seu próprio berço”. Este objectivo estava derrotado.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: A caminho de uma nova guerra mundial - Hitler não explica tudoPara que nunca mais aconteça o fascismo 8/05/05 14:12:19


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.