Author:
Para que nunca mais aconteça o fascismo
|
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
Date Posted: 8/05/05 14:12:19
In reply to:
Carlos Carvalhas
's message, "foram os comunistas dos primeiros a levantar-se na luta contra o fascismo" on 7/05/05 9:09:37
A caminho de uma nova guerra mundial - Hitler não explica tudo
Para que nunca mais aconteça o fascismo, Editorial Avante, 1996 (páginas 25-28)
A disposição básica da segunda guerra de redivisão já era perceptível nos resultados da primeira.
Assim as nações imperialistas que ficaram fora da primeira divisão do Mundo, e perderam ou não conseguiram beneficiar da primeira guerra de redivisão (casos da Alemanha, da Itália, do Japão, etc.), as nações nas quais o capital teve menos oportunidade de expansão interna, começaram dentro em pouco, a preparar-se para uma segunda redivisão.
A campanha começou realmente com a invasão da Manchúria pelo Japão, em 1931, e continuou com a absorção da Etiópia pela Itália (1935), com a Guerra Civil de Espanha (1936), a renovada invasão da China pelo Japão (1937) e finalmente a série de agressões alemãs directas no continente europeu, iniciada com a ocupação da Áustria em 1938.
Hitler não explica tudo
O nazismo alemão com o seu chefe Hitler, tornou-se a expressão mais acabada e brutal do fascismo, na sua forma de ditadura terrorista, agressão e crime.
Mas já noutros países os fascistas se tinham apoderado do poder através de golpes antidemocráticos: na Itália, com Mussolini, em 1923, em Portugal com o golpe do 28 de Maio, que levou Salazar ao poder. Em poucos meses, os fascistas apoderaram-se do poder na Hungria, Áustria, Polónia, Roménia, Bulgária. Mais tarde em Espanha, com Franco, apoiado por Hitler, Mussolini e Salazar.
O ascenso do fascismo na Europa fez-se nas condições da “grande depressão” que nos anos 30 abalou os países capitalistas mais desenvolvidos lançando-os numa grave crise social e política.
Hitler, com a sua demagogia, aproveitou-se dos sentimentos de frustação, desespero e desejo de desforra na Alemanha, após a derrota de 1918.
Teve o seu avanço facilitado pelo enfraquecimento das forças progressistas alemãs após o esmagamento do movimento revolucionário em 1919, e pelas hesitações e cedências da social-democracia alemã, com a sua recusa de unidade antifascista.
Ganhou forças, tomou o poder com o seu partido nazi nas eleições de 1933 e implantou a sua ditadura terrorista, com o apoio e ao serviço do grande capital financeiro alemão. Este não só via com bons olhos o conteúdo ideológico fundamental do nazismo (nacionalismo, racismo, xenofobia e anticomunismo exarcebados), como estava interessado no seu programa de militarização, liquidação das liberdades democráticas, expansão territorial e dominação mundial de uma “nova ordem” fascista.
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
|