VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

20/01/25 20:58:12Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 123456789 ]
Subject: Re: alteração aos estatutos do BE (...) prevê (...) a advertência e a exclusão


Author:
Lusa
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 8/05/05 16:27:32
In reply to: RAUL VAZ 's message, "o Bloco é um partido político com o objectivo da conquista do poder, portanto igual aos outros" on 8/05/05 9:18:23

BE/Convenção: Fernando Rosas justifica criação de sanções com lei dos partidos


Lisboa, 08 Mai (Lusa) - O dirigente do Bloco de Esquerda Fernando Rosas justificou hoje a introdução de sanções disciplinares nos estatutos partidários com as disposições da nova lei dos partidos políticos.

Fernando Rosas, que falava na IV Convenção do BE em Lisboa, referia-se ao artigo da lei dos partidos, aprovada em 2003, que estabelece que "compete aos órgãos próprios de cada partido a aplicação de sanções disciplinares, sempre com garantias de audiência e defesa e possibilidade de reclamação e recurso".

A proposta de alteração aos estatutos do BE que está em debate prevê a instituição de duas sanções disciplinares, a advertência e a exclusão, ressalvando que estas medidas não podem ser aplicadas por motivos de divergência política.

Fernando Rosas argumentou que "qualquer colectividade de cultura e recreio prevê um regime de sanções nos seus estatutos", frisando que o objectivo "é defender o Bloco de situações graves que podem acontecer", sem no entanto especificar.

Rosas disse que a direcção não propõe qualquer sanção intermédia, como por exemplo a suspensão do militante, por o BE entender que essa medida remeteria o aderente sancionado para "uma espécie de purgatório".

A criação de uma comissão política que substitui a actual comissão permanente foi justificada com a necessidade de ter um órgão que assuma a direcção quotidiana do movimento.

Fernando Rosas precisou que o cargo de coordenador da comissão política "não é um cargo unipessoal" e que o BE continuará a ter uma direcção colectiva, que pode mudar a qualquer momento o dirigente encarregue de coordenar aquele órgão.

Francisco Louçã, como primeiro subscritor da moção vencedora da Convenção, será o coordenador da comissão política, eleito na primeira reunião deste órgão depois da convenção nacional.

"Houve a opção inequívoca de não criar um órgão uninominal, mantendo-se a direcção colectiva. Assumimos o compromisso de haver uma divisão de pelouros", disse.

As outras alterações visam "reforçar a orgânica regional do BE", com a criação de comissões coordenadoras distritais e locais, com autonomia.

Alguns delegados que intervieram no debate, como João Delgado, manifestaram-se contra a forma de eleição do coordenador da comissão política, propondo em alternativa que a convenção assuma a criação de um órgão unipessoal e o eleja por voto secreto.

"Não vamos tapar o sol com a peneira (..) Se esse cargo vem para ficar, tem que ser estatutário", argumentou.

Durante a fase do debate da IV Convenção, surgiram várias propostas de emenda de aderentes contra a introdução das sanções.

SF.

Lusa/Fim

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Re: o PCP Madeira fez em Outubro um convite público a todos os partidos de esquerda, incluindo o BELusa 8/05/05 18:24:06


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.