Subject: Re: o PCP Madeira fez em Outubro um convite público a todos os partidos de esquerda, incluindo o BE |
Author:
Lusa
|
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
Date Posted: 8/05/05 18:24:06
In reply to:
RAUL VAZ
's message, "o Bloco é um partido político com o objectivo da conquista do poder, portanto igual aos outros" on 8/05/05 9:18:23
BE/Convenção: PCP lamenta "atitude sectária e arrogante" de Louçã
Lisboa, 08 Mai (Lusa) - O dirigente comunista Armindo Miranda acusou hoje Francisco Louçã, do Bloco de Esquerda, de ser sectário, arrogante e anti-comunista ao classificar o BE como o único partido da democracia, na IV Convenção Nacional do partido.
"A partir do momento em que o BE diz que é o único partido democrático não faz sentido apelar à união da esquerda. (...) é uma atitude profundamente sectária, preocupante e mostra uma arrogância que lamentamos", afirmou Armindo Miranda, da comissão política do PCP.
Armindo Miranda sublinhou que a delegação do PCP foi convidada para estar presente no encerramento da Convenção bloquista, e lamentou que Francisco Louçã tivesse optado por fazer "afirmações anti- comunistas".
"O essencial é de facto estas acusações pelo menos gratuitas, fazendo recordar aquelas múmias que vão ao sótão buscar aquelas velharias anti-comunistas quando lhes faltam argumentos, para ter o que dizer", disse.
Presente pelo PS, Maria de Belém Roseira, escusou-se a comentar a sua eventual candidatura à câmara de Oeiras nas autárquicas de Outubro, limitando-se a dizer que está "disponível para todos os combates, mas que ainda é cedo" para definir protagonistas.
No discurso de encerramento da IV Convenção Nacional do BE, durante a qual vários delegados exigiram mais democracia interna, Francisco Louçã marcou a diferença entre o BE e o PCP, dizendo que no seu partido "não existe consensos autoritários" nem "inclinações consensualizadas".
Louçã aludia à expressão utilizada pela comissão política do PCP nas vésperas do congresso dos comunistas, em Novembro, anunciando que o nome de Jerónimo de Sousa tinha reunido a "inclinação consensualidada" para ser proposto secretário-geral.
Louçã afirmou ainda que o Bloco de Esquerda "é o único partido da democracia do século XXI" em Portugal.
Quanto ao apelo de Louçã para uma coligação de esquerda no Funchal para derrotar o PSD nas autárquicas de Outubro, Armindo Miranda afirmou que o PCP está disponível, mas ressalvou que essa proposta "não é novidade" e partiu em primeiro lugar dos comunistas.
"A direcção regional do PCP na Madeira fez em Outubro um convite público a todos os partidos de esquerda, incluindo o Bloco, para uma coligação para fazer frente ao jardinismo. Esse convite não foi respondido nem pelo BE nem pelo PS", frisou.
"Se houver condições para uma coligação alargada na Madeira para ganhar a câmara do Funchal (...) temos essa disponibilidade. Mas não é uma novidade como se pretende afirmar aqui no Bloco essa possibilidade", frisou.
SF.
Lusa/Fim
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
| |