VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

19/09/24 2:55:13Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: Muitos de nós tendemos a falar do “outro”, tantas vezes a partir de ideias que temos dele...


Author:
João Luís
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 3/07/05 14:52:53
In reply to: Fernando Penim Redondo 's message, "Mas a pergunta, pertinente e imperativa, deve ter resposta. Como se chegou a isto?" on 3/07/05 12:46:47

Muitos de nós tendemos a falar do “outro”, tantas vezes a partir de ideias que temos dele, sendo que muitas vezes essas nossas ideias não correspondem à realidade (desse tal “outro”).

Este post do FPR é sobre o PCP. Falemos então do PCP. Que tal começar então pelo básicozinho, pelos Estatutos do PCP (tal qual estão com as alterações aprovadas no último congresso)?

Para lançar a discussão trago para aqui quatro artigos do Capítulo I (O Partido)

Artº 5º
O PCP tem como objectivos supremos a construção em Portugal do socialismo e do comunismo que permitirão pôr fim à exploração do homem pelo homem e assegurar ao povo português o efectivo poder político, o bem estar, a cultura, a igualdade de direitos dos cidadãos e o respeito pela pessoa humana, a liberdade e a paz. A acção e a identidade do Partido são inseparáveis destes objectivos e do ideal comunista

Artº 6º
Actualmente, e na continuidade do programa da revolução democrática e nacional aprovado no VI Congresso do PCP e dos ideais, conquistas e realizações históricas da revolução de Abril, o PCP luta por uma democracia avançada no limiar do século XXI, simultaneamente política, económica, social e cultural, com cinco componentes ou objectivos fundamentais:

1. um regime de liberdade no qual o povo decida do seu destino e um Estado democrático, representativo, participado e moderno;

2. o desenvolvimento económico assente numa economia mista, moderna e dinâmica, ao serviço do povo e do País;

3. uma política social que garanta a melhoria das condições de vida do povo;

4. uma política cultural que assegure o acesso generalizado à livre criação e fruição culturais;

5. uma pátria independente e soberana com uma política de paz, amizade e cooperação com todos os povos.

Artº 7º
A luta em defesa das conquistas da revolução de Abril, pela concretização dos seus valores e pela democracia avançada, é parte constitutiva da luta pelo socialismo.

Artº 8º
1. Para o aprofundamento da democracia e a construção do socialismo é imprescindível a unidade dos trabalhadores.

2. A evolução da sociedade portuguesa indica que, hoje, são alianças sociais básicas, a aliança da classe operária com o campesinato - pequenos e médios agricultores - e a aliança da classe operária com os intelectuais e outras camadas intermédias.

3. Na luta em defesa e pelo aprofundamento da democracia, o PCP empenha-se na criação de uma vasta frente social que abrange os operários, os empregados, os intelectuais e quadros técnicos, os pequenos e médios agricultores, os pequenos e médios empresários do comércio, indústria e serviços, bem como as mulheres, os jovens, os reformados e pensionistas, os deficientes, forças sociais que intervêm na vida nacional com aspirações e objectivos específicos.

4. O PCP luta para que a expressão política do sistema de alianças sociais e da frente social se traduza na convergência e unidade das forças democráticas e patrióticas.

(in www.pcp.pt (ver 17º Congresso)

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
pareces as testemunhas de Jeová com a Bíblia em risteFernando Penim Redondo 3/07/05 21:58:25


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.