Author:
pedro correia e roberto dores
|
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
Date Posted: 30/10/05 22:33:09
Candidato inaugurou sede em Évora rodeado de dezenas de militantes do PS
Alguns dos mais prestigiados autarcas alentejanos eleitos pela CDU alinham com Manuel Alegre nas próximas eleições presidenciais. Incluindo o decano deste grupo Fernando Caeiros, presidente da Câmara de Castro Verde, que lidera desde 1976. Ao que apurou o DN, Caeiros integrará a Comissão de Honra de Alegre.
Outro autarca comunista que também apoia Alegre é Alfredo Barroso, recém-reeleito presidente da Câmara do Redondo, desta vez à frente de uma lista independente. Este autarca, que mantém a filiação no PCP, salientou que Alegre "merece toda a confiança dos portugueses" na corrida a Belém, sobretudo por ser um candidato "à margem da lógica dos aparelhos partidários".
Barroso não receia ser alvo de sanções disciplinares no PCP por apoiar Alegre e não o candidato oficial do partido, Jerónimo de Sousa. "Trata-se de uma candidatura presidencial e não de uma candidatura partidária", disse ao DN, acrescentando "José Saramago, militante do PCP, apoia Mário Soares para Belém sem problema nenhum."
Outro dos autarcas comunistas que alinham com Alegre é Rogério de Brito, histórico presidente da Câmara de Alcácer do Sal que nestas eleições saiu. Também Carlos Brito, histórico comunista que entrou em ruptura com a direcção do PCP, está com Alegre.
O candidato inaugurou ontem a sua primeira sede de campanha. Para o efeito, escolheu uma cidade que costuma votar à esquerda Évora, onde foi recebido por cerca de uma centena de apoiantes - a maioria dos quais militantes e simpatizantes do PS. Incluindo várias personalidades que noutras eleições estiveram ao lado de Mário Soares.
Na ocasião, o poeta disse não precisar de ler sondagens para perceber que a sua candidatura "está a crescer", garantindo que o objectivo de chegar à segunda volta - em competição directa com Cavaco Silva - é algo que está ao seu alcance. "Sinto que há uma corrente. É daquelas coisas que se lêem", lembrou o candidato, assegurando que sabe interpretar "esses sinais".
Nesta mesma cidade, na semana passada, esteve José Sócrates, exortando os socialistas alentejanos a votar Mário Soares. Um facto que não atemorizou Alegre. "Candidato-me com o espírito da Constituição, como cidadão apoiado por cidadãos do meu país", referiu o histórico militante do PS.
O candidato reiterou que não irá devolver o cartão do partido, afirmando ter ao seu lado "muitos socialistas, até da Comissão Política Nacional, e muita gente que não é do PS". E aproveitou para revelar o apoio que já lhe foi manifestado por Costinha, um dos capitães da selecção nacional de futebol. Costinha integrará a Comissão de Honra de Alegre, a divulgar nos próximos dias. Também na Comissão de Honra deve figurar o sindicalista Paulo Sucena, líder da Fenprof e membro da Comissão Executiva da CGTP. O manifesto eleitoral será tornado público na sexta-feira, dia 4.
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
|