Author:
David Mandim, 02/09/05
|
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
Date Posted: 2/09/05 7:59:10
In reply to:
Jerónimo de Sousa
's message, "Conferência de Imprensa, 23/08/05" on 1/09/05 13:27:10
Avante! dá o mote para presidenciais
David Mandim, 02/09/05
Jerónimo de Sousa fará hoje a abertura da 29.ª Festa do Avante!, a primeira em que participa enquanto secretário-geral do PCP, e logo com o interesse redobrado de ser o candidato do partido às eleições presidenciais. Este será mesmo um dos temas políticos fortes da festa na Quinta da Atalaia, no Seixal, a par com as eleições autárquicas e duras críticas à actual governação do PS. Os comunistas querem destacar a candidatura de Jerónimo de Sousa para evitar um prévio consenso da esquerda em torno de Mário Soares.
Com a "vantagem" de ter sido o primeiro partido a apresentar candidato a Belém, o PCP insistirá em unir o seu eleitorado e mostrar que será determinante no resultado da eleição. Mesmo que venha a apoiar Soares, provavelmente só numa segunda volta, Jerónimo de Sousa tem que deixar clara a validade da sua candidatura, depois de Manuel Alegre ter denunciado um acordo do PCP com Mário Soares, que o partido se apressou a desmentir.
A mensagem enviada por Carvalho de Silva a Mário Soares, em que falava da "imperiosa necessidade de se unirem esforços", causou incómodo, mesmo que o líder da CGTP tenha esclarecido que se tratava de uma posição pessoal e reafirmado o apoio incondicional a Jerónimo de Sousa. Ontem, na edição do jornal Avante!, o dirigente Jorge Cordeiro escrevia um forte ataque a Cavaco Silva pelo "seu papel no aprofundamento da ofensiva contra direitos e conquistas sociais - iniciada com os governos do PS, alguns dos quais presididos por Mário Soares". Até domingo, se verá como Jerónimo de Sousa irá marcar as diferenças para o candidato do PS.
Além das frentes eleitorais - as autárquicas terão destaque com uma exposição sobre o trabalho do PCP no poder local e a realização de debates -, a edição deste ano na Quinta da Atalaia terá nas homenagens a Álvaro Cunhal e a Vasco Gonçalves dois momentos altos. "Serão actos dignos e sóbrios. Não há o culto da personalidade nem endeusamento", disse ao DN Dias Coelho, do Secretariado do PCP, referindo-se à homenagem ao mítico dirigente. Cunhal terá um conjunto de obras literárias reeditadas e trabalhos das artes plásticas expostos, um dos quais inédito.
Hoje, às 19.00, o secretário-geral do PCP fará a intervenção de abertura, em que certamente dará conta da "ligação inseparável" entre o partido e a festa. A Lei de Financiamento dos Partidos cria dificuldades, na medida em que as receitas do Avante! vão ultrapassar o máximo permitido por lei (562 050 euros equivalentes a 1500 salários mínimos nacionais). Além de uma multa, o PCP arrisca-se a ter de devolver ao Estado o excedente. "A lei ataca directamente esta festa. O importante para nós é que a festa tem que se realizar, mesmo com este quadro e condições", disse Dias Coelho, enaltecendo a construção do evento através do trabalho voluntário dos militantes.
Quando se fala em orçamento para os três dias do Avante!, o dirigente comunista responde que "é muito difícil ter uma noção real". "O nível de descentralização é muito forte, com as organizações regionais a terem um forte papel", justifica. E o mesmo argumento é utilizado para as despesas.
[
Next Thread |
Previous Thread |
Next Message |
Previous Message
]
|