VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

24/11/24 9:44:01Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: [1]2345678 ]
Subject: 'Avante!' recorda "heróis simples" 75 anos depois


Author:
in DN
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 12/02/06 18:31:53

'Avante!' recorda "heróis simples" 75 anos depois


Marina Almeida Leonardo Negrão
Bom dia, queria o Avante!, por favor". A dona do quiosque sorri e responde "ah! já é tão velhinho". Quando ouve a resposta - "faz 75 anos no próximo dia 15" - exclama: "75 anos! não pensava que fosse tanto". Depois, mais baixinho e com um olhar cúmplice, diz, enquanto resgata o exemplar detrás do balcão, "eu também já comprei, em tempos..."

José Casanova, director do jornal semanário cuja história se confunde com a do Partido Comunista Português (PCP), também sorri à pergunta sobre se é importante haver uma relação especial com a pessoa do quiosque para colocar lá o Avante! "sendo um jornal partidário, é muito provável que sofra consequências disso, quer positivas, quer negativas", responde.

A principal força de vendas do jornal está nas "organizações do partido" e tem por dado adquirido que quando estas se mobilizam e vão para a rua "vende-se muito mais". Mas nada que se compare com os 500 mil de tiragem do primeiro número a seguir ao 25 de Abril - "o que não é nada estranho, foi o primeiro Avante! livre", diz o seu actual director.

O jornal custa 1,10 euros e tem uma tiragem na ordem dos 20 mil exemplares. Por isso, José Casanova diz que "infelizmente" não é um bom barómetro da "saúde" do PCP. E explica "cada exemplar é lido e discutido pelos militantes, é lido e discutido em reuniões do partido, tem uma difusão diferente dos outros jornais, chega a mais pessoas. As vendas estão muito abaixo daquilo que deveriam estar".

Para a edição especial do 75.º aniversário, que se prepara na Soeiro Pereira Gomes, já estão encomendados 30 mil exemplares à gráfica.

É Gustavo Carneiro, de 23 anos, um dos 17 elementos da redacção, que revela os destaques de um suplemento especial de oito páginas desde os primeiros anos do jornal - "foi o jornal de todo o mundo que mais tempo aguentou na clandestinidade", sublinha - a uma entrevista com Fernando Correia sobre a propriedade dos media. O que mais o encanta neste especial é mostrar "o heroísmo simples e desinteressado de centenas de camaradas que puseram a sua vida ao serviço deste jornal e hoje são pessoas anónimas, a quem todos nós devemos muito na luta contra o fascismo".

José Casanova diz que a média de idades da redacção é "muito baixa", nos trintas, e não é adepto da ideia do afastamento dos jovens da vida política neste último ano, dos 2500 militantes que nos últimos meses entraram para o partido, há uma alta percentagem de jovens. Os jovens comunistas estão a assumir um papel cada vez mais importante na vida do partido e é bom que assim seja".

É também por isso que o responsável pelo órgão "central" do PCP vê longe no futuro da publicação "espero que daqui a 75 anos o Avante! seja um jornal muito maior. Acredito no futuro, no nosso projecto de sociedade. Tenho a consciência plena de que travamos uma luta por um objectivo muito ambicioso, que é a transformação da sociedade baseada na exploração do homem pelo homem numa sociedade liberta de todas as formas de opressão. Não está no nosso horizonte, mas não deixa de ser importante. Se fossem objectivos imediatamente alcançáveis estavamos todos sentados, de braços cruzados...".

in http://dn.sapo.pt/2006/02/12/media/avante_recorda_herois_simples_anos_d.html

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Todos os últimos meses entram 2500!Ávante tira 20k, vende 10k!É só saúde,vai tudo bem! (NT)Ex-militante(vendo que comunas nem seu jornal compram)12/02/06 19:40:12


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.