VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

23/11/24 12:08:22Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: Sociais-democratas da Guarda vão expulsar dois militantes


Author:
PJNS
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 3/03/06 18:08:01

Sociais-democratas da Guarda vão expulsar dois militantes

Ambos integraram listas adversárias do partido nas últimas eleições autárquicas

GUSTAVO BRÁS

O Conselho Jurisdicional do PSD decidiu expulsar os militantes Baltazar Lopes e Cristina Vaz da Silva, por terem integrado listas adversárias do partido nas últimas eleições autárquicas. De acordo com os estatutos do PSD, "cessa a inscrição no partido dos militantes que se apresentem em qualquer acto eleitoral nacional, regional ou local em candidaturas adversárias à candidatura apresentada ou apoiada pelo PPD/PSD".
O social-democrata Baltazar Lopes recandidatou-se como independente à Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa, tendo como adversária uma lista do PSD. Para além disso, afirmou publicamente que apoiava o candidato socialista à presidência da Câmara da Guarda, Joaquim Valente, autarquia onde concorreu a líder distrital do PSD, Ana Manso, que viria a ser derrotada.
Por seu lado, Cristina Vaz da Silva fazia parte da lista do PS à Junta de Freguesia de São Vicente, no concelho da Guarda. O pedido de expulsão destes dois militantes, assim como de José Cunha, o vice-presidente da concelhia do PSD da Guarda que tinha integrado uma lista no concelho de Penamacor, já tinha sido feito pela comissão política concelhia logo após as últimas eleições autárquicas. O Conselho de Jurisdição Nacional viria agora a decidir pelo afastamento de Baltazar Lopes e Cristina Vaz da Silva. Ambos os militantes já foram, aliás, notificados da decisão. José Cunha é que continua ainda sem saber qual vai ser o seu futuro no PSD. Até agora não foi notificado e muito menos ouvido no processo. Baltazar Lopes e Cristina Vaz da Silva também se queixam de não terem sido ouvidos pelas estruturas locais, aquando da instauração do processo de expulsão.

Estratégia
de contra-ataque
O autarca de Aldeia Viçosa já veio dizer que pretende recorrer da decisão e apresentar em sua defesa o testemunho de diversas figuras importantes do partido. Será, explicou, "uma estratégia de contra-ataque" centrada na actual líder distrital do PSD, Ana Manso, a quem acusa de não ter cumprido os estatutos do partido.
Cristina Vaz da Silva deverá, por seu lado, adoptar uma atitude mais passiva, entregando ao Conselho Jurisdicional o seu cartão de militante, acompanhado de uma carta a explicar os motivos que a levaram a virar as costas ao PSD e a optar por integrar, como independente, a lista do PS. Na missiva será contada a polémica que envolveu, o ano passado, a alegada demissão dos elementos da comissão política concelhia, presidida por Rui Quinaz. Cristina Vaz da Silva conta como foi abordada num domingo de manhã por Ana Manso, que lhe solicitou a assinatura para a realização de eleições antecipadas no PSD nacional, quando, afinal de contas, o documento que lhe era apresentado não era mais do que um pedido de demissão do cargo que detinha na concelhia.
Tal como o PÚBLICO noticiou na ocasião, tudo não passava de uma estratégia com vista a provocar eleições antecipadas na concelhia, impedindo que o grupo opositor a Ana Manso tivesse tempo de se organizar e apresentar uma lista aos órgãos da concelhia e assim escolher um outro candidato à autarquia.

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.