VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

23/01/25 3:24:30Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: Meter a colherada...


Author:
Guilherme Statter
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 23/03/06 19:22:15
In reply to: Fernando Penim Redondo 's message, "Não é fácil mas é imprescindível" on 23/03/06 17:11:01

Só para lembrar a necessidade de uma compreensão mínima (se possível máxima, claro...) dos mecanismos e processos de muito longo prazo próprios da dinâmica de desenvolvimento histórico do capital.
Em 1968 aproximavam-se os sinais da chegada ao topo da curva ou onda longa de Kondratief. O "trambulhão" começou mesmo em 1973 com o famigerado choque do petróleo.
A inércia (dinâmica) de alguns grandes investimentos à escala mundial adiaram a curva em alguns países e por alguns anos mais. O Relatório Berg, do Banco Mundial (1983) é a confirmação final e definitiva de que já estávamos (à escala do sistema planetário) na fase descendente da onda longa de Kondratieff.
Ver a imagem

Os mais optimistas (e sobretudo os que não reconhecem o facto de que o sistema está "fechado" já há umas décadas e que a História não se repete), esses continuam à espera da "RETOMA" (deveria ter acontecido por volta do ano 2000) e deitaram logo muitos foguetes quando foi a "explosão" dos "dot.com" e na "nova economia".
O que ainda lhes vai valendo - a alguns, claro - é a economia dirigida da China, como polo de atracção de investimentos.
Porque de resto o desemprego SISTÉMICO veio para durar...
A menos que se mude radicalmente o sistema.
Aquela lei contra a qual protestam (e quanto a mim, com razão) os estudantes e trabalhadores franceses, será apenas mais um passo na americanização das regras do jogo em França (como no resto da Europa). Até aqui quem tem estado a sustentar o menor desemprego nos EUA são a precaridade como sistema e, sobretudo, o consumo continuado das famílias, à custa de importações que os americanos não fazem tenção de pagar. Ou melhor vão fingindo que vão pagando com promissórias a que todos chamam "dólares" (de papel e que se podem permitir "imprimir" à vontade).

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.