VoyForums
[ Show ]
Support VoyForums
[ Shrink ]
VoyForums Announcement: Programming and providing support for this service has been a labor of love since 1997. We are one of the few services online who values our users' privacy, and have never sold your information. We have even fought hard to defend your privacy in legal cases; however, we've done it with almost no financial support -- paying out of pocket to continue providing the service. Due to the issues imposed on us by advertisers, we also stopped hosting most ads on the forums many years ago. We hope you appreciate our efforts.

Show your support by donating any amount. (Note: We are still technically a for-profit company, so your contribution is not tax-deductible.) PayPal Acct: Feedback:

Donate to VoyForums (PayPal):

23/01/25 5:43:45Login ] [ Contact Forum Admin ] [ Main index ] [ Post a new message ] [ Search | Check update time | Archives: 12345678 ]
Subject: Crónica pimba!


Author:
Itelvino Rodriguez
[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]
Date Posted: 21/03/06 22:14:56

Crónica pimba!

Hoje apeteceu-me escrever mais uma crónica! Política, social, pimba, enfim… umas lérias para aliviar a alma e descomprimir da monótona rotina do dia a dia. Os temas a abordar são variados! Visto habitarmos num país de desenvolvimento intermédio, com um presidente eleito digno da nossa fraca condição, o que não faltam são assuntos e maleitas para denunciar!

Posso começar por um episódio triste da minha vida ,aquando me desloquei, recentemente, a um hospital público para realizar um exame médico de urgência. “Não somos obrigados a realizar o exame! Mesmo que venha com um papel escrito” (tradução de um médico espanhol aportuguesado). A cena repetiu-se, desta vez, com uma médica portuguesa! Simplesmente insólito! Depois de muito retorquir e explicar a minha fobia a hospitais, aos quais apenas me dirijo em últimas consequências, lá “fizeram o favor” de me examinar! Não sei se a má educação faz parte do novo código deontológico da profissão, mas foi seguramente um brinde a que tive direito! Moral da história: fui obrigado a pagar o tratamento na sua totalidade e naturalmente, sentir-me ultrajado na condição de paciente, sem respeito nem dignidade! (regra nº1 dos direitos do doente). A história, passou-se num edifício hospitalar recentemente inaugurado, aos quais os corredores estreitos repletos de doentes, fizeram-me lembrar o hospital de campanha do célebre filme com a personagem feminina Scarlett O'Hara : “E Tudo o Vento Levou” No meio de tudo isto, num ambiente no mínimo terceiro-mundista (sem ofensa para os países com essa denominação oficial) meia dúzia de senhores e senhoras engravatadas, faziam uma visita (inspecção?) pelas salas, às quais vomitavam largos elogios!”Que sala grande! Que equipamento! Muito bom!”. Seria uma OPA? Enfim... Tanto dinheiro empregue em estádios de futebol, Expo’s e outras traulitices, quando nem sequer os serviços mínimos de saúde são assegurados! Para não falar em comboios de alta velocidade, aeroportos internacionais e outras megalomanias macacas! É caso para perguntar, porque é que este governo e governos transactos sempre deram prioridade à estupidez?

De manhã para acordar, o melhor que podemos fazer é sintonizar uma rádio regional do nosso Portugal profundo e desfrutar um belo set de canções pimba! Sim, porque se é para ouvir música pimba em inglês, mais vale ouvir pimba num idioma por nós bem conhecido: o português! Além do mais, a música pimba portuguesa é altamente recomendada pela manhã e está mais que provado cientificamente (confirmado só hoje por três pessoas), que impede uma pessoa de adormecer ao volante, cair à linha do metro ou pormos em risco a nossa saúde por motivo de adormecimento! Aqueles sons agudos, o tom dançante e o refrão altamente repetitivo são um tónico natural recomendado! Deve-se intercalar, como é óbvio, com outros sons mais eruditos e um vasto leque de música do mundo, em idiomas vários, que podemos até aprender por um motivo simplesmente cultural!

O que me traz à memória, uma interrogação antiga da maior parte das bandas portuguesas traírem a sua língua materna por azos de internacionalização musical. Melhor dizendo: comercialização internacional! A verdade, é que quase nenhum grupo português tem grande sucesso lá fora e um dos poucos que ultrapassou essa barreira foram os Madredeus, que ironicamente, cantam na língua de Camões!(fica sempre bem utilizar esta expressão). Ou seja, tirando daqui um conclusão linear em prol da cultura portuguesa, podemos assentar, que a melhor maneira dos nossos letristas trabalharem e da qual tirarão mais proveito, é escrevendo no seu idioma nacional!

Não que o patriotismo me diga alguma coisa, muito pelo contrário! Aquela letra demente (“contra os canhões marchar marchar”) até me faz lembrar os jogos da selecção, o Euro2004 e o dito dinheiro desperdiçado nos estádios de futebol em detrimento dos investimentos na saúde e na educação!


Itelvino Rodriguez
Email: cerf@portugalmail.pt
Sítio: www.carapau.pt.vu

[ Next Thread | Previous Thread | Next Message | Previous Message ]

Replies:
Subject Author Date
Não te trates não... (NT)Não há pachorra21/03/06 23:52:17


Post a message:
This forum requires an account to post.
[ Create Account ]
[ Login ]
[ Contact Forum Admin ]


Forum timezone: GMT+0
VF Version: 3.00b, ConfDB:
Before posting please read our privacy policy.
VoyForums(tm) is a Free Service from Voyager Info-Systems.
Copyright © 1998-2019 Voyager Info-Systems. All Rights Reserved.